Para que serve a tomografia dos dentes?
Índice
- Para que serve a tomografia dos dentes?
- Como interpretar tomografia odontológica?
- O que é espessura de corte na tomografia?
- Como entender uma tomografia computadorizada do tórax?
- Quais os tipos de tomografia odontológica?
- Qual o aparelho de exame de tomografia mais utilizado na Odontologia?
- Como fazer a tomografia dentária?
- Qual é a tomografia computadorizada dos dentes?
- Qual é o método de tomografia 3D de dentes?
- Qual a diferença entre tomografia e tomografia?

Para que serve a tomografia dos dentes?
A tomografia computadorizada pode ajudar no auxílio do diagnóstico de fraturas dentárias e maxilares, análise das ATMs, lesões ósseas dos maxilares, na implantodontia, cirurgias bucomaxilofaciais e variações anatômicas. Suas imagens propiciam uma visualização mais detalhada do local que está sendo examinado.
Como interpretar tomografia odontológica?
INTERPRETAÇÃO DA TOMOGRAFIA Na apresentação básica, a reconstrução do exame tomográfico aparece como fatias de imagens nos três planos: coronal, axial e sagital. O radiologista “navega” por estas imagens, analisando toda a aquisição e com o auxílio de ferramentas ele monta e escolhe as imagens que irão compor o filme.
O que é espessura de corte na tomografia?
A espessura efetiva do corte é influenciada pela largura do feixe e velocidade da mesa ( ~10 mm/s). A espessura pode variar de 1 a 10mm. O campo de visão ou circulo de reconstrução é chamado “ FOV” e corresponde a região na qual as medidas de transmissão são gravadas sobre uma matriz selecionada.
Como entender uma tomografia computadorizada do tórax?
Tomografia de tórax ou TC de tórax é um exame de diagnóstico por imagem, como um raio-x, porém com múltiplos detectores para melhor visualização da parte interna do corpo. O exame pode ser reconstruído em múltiplos eixos ou de forma tridimensional (reconstrução 3D).
Quais os tipos de tomografia odontológica?
Atualmente, temos dois tipos principais de tomografias, a tomografia computadorizada tradicional e a tomografia computadorizada de feixe cônico, também chamada de cone-beam. Ambos exames utilizam a radiação X e permitem a obtenção de imagens em cortes da região bucomaxilofacial.
Qual o aparelho de exame de tomografia mais utilizado na Odontologia?
A tomografia Cone Beam é muito utilizada na Odontologia, principalmente na Ortodontia e na Implantodontia.
Como fazer a tomografia dentária?
- Se você achar que algum dos nossos conteúdos é impreciso, desatualizado ou questionável, selecione-o e pressione Ctrl + Enter. A tomografia dentária é um método de diagnóstico relativamente novo. Mas, apesar disso, em pouco tempo ele conseguiu obter total confiança e popularidade.
Qual é a tomografia computadorizada dos dentes?
- A combinação de TC, raios-X e ressonância magnética é uma forma indispensável e eficaz de adquirir informações confiáveis sobre o estado da dentição humana. Até à data, a tomografia computadorizada dos dentes permite que você obtenha uma imagem tridimensional do maxilar e do tecido ósseo.
Qual é o método de tomografia 3D de dentes?
- Um método de avaliação bastante novo foi chamado de tomografia 3d de dentes. Qual é esse procedimento e como ele difere do método usual?
Qual a diferença entre tomografia e tomografia?
- Ao contrário da tomografia, o exame de radiografia produz uma imagem em duas dimensões, e não em 3D, permitindo uma visão simples, porém eficiente, da região a ser avaliada.