adplus-dvertising

Qual a forma correta de usar um extintor de incêndio?

Índice

Qual a forma correta de usar um extintor de incêndio?

Qual a forma correta de usar um extintor de incêndio?

Como usar o extintor

  1. No princípio de incêndio, verifique o que está pegando fogo e qual extintor que você tem em mãos. ...
  2. Pegue o extintor correto, segure-o na posição vertical, por baixo da alavanca do gatilho.
  3. Rompa o lacre, girando-o.
  4. Segure a mangueira do extintor e dirija-a para o fogo.

Quando usar um extintor?

- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis).

Quais são os 4 procedimentos para o manuseio do extintor?

Leve o extintor até o local do incêndio; Mantenha-se a distância segura; Coloque o extintor em posição vertical (1); Retire o pino de segurança rompendo o lacre (2); Direcione a mangueira na base do fogo (sempre observar a direção do vento) (3); Aperte o gatilho (4).

Quais os primeiros passos antes de usar um extintor de incêndio?

Todos os extintores possuem um “lacre” de segurança, que precisa ser retirado antes do uso. Depois disso, ele estará pronto para uso. A parte final da mangueira do extintor deverá estar apontada para a base do fogo. Com isso, basta aproximar as duas alavancas, que o líquido sairá.

Qual a forma de utilização de um extintor de incêndio de CO2?

A maneira adequada de segurar o extintor é pelo punho ou pela manopla. Quando estiver em um incêndio no qual o extintor CO2 é indicado, leve o extintor até o local de princípio do incêndio, rompa o lacre e retire o pino de segurança, segure a mangueira do extintor, aperte o gatilho e direcione para a base do fogo.

Quando devemos usar o extintor de espuma?

gás carbônico: indicado para incêndios de classe C, mas também pode ser utilizado nas classes A e B; água: indicado para a classe A; espuma mecânica: indicado para incêndios da classe A e B.

Quais as principais características dos extintores de incêndio?

Quais são os tipos de agentes extintores

  • ÁGUA: Age por resfriamento. ...
  • GÁS CARBÔNICO (CO2): O gás age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local, impossibilitando assim, que a reação do fogo ocorra. ...
  • PÓ QUÍMICO BC: São utilizados para as mesmas classes de incêndio (B e C) que o extintor de CO2.

O que compoe um extintor de incêndio?

O extintor é um equipamento móvel, constituído por um cilindro, componentes (válvula, mangueira, indicador de pressão, esguicho), agente extintor e gás expelente (como o Nitrogênio), destinado à combater princípios de incêndio.

Como identificar um extintor de incêndio?

Cada agente é indicado para um tipo de incêndio, separados em classes, conforme abaixo:

  1. Classe A: incêndios ocorridos em materiais fibrosos ou combustíveis sólidos. ...
  2. Classe B: incêndios ocorridos em combustíveis líquidos ou gases combustíveis. ...
  3. Classe C: incêndios ocorridos em materiais energizados.

Em qual tipo de incêndio o extintor de CO2 é visto como o mais indicado para o combate?

GÁS CARBÔNICO (CO2): O gás age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local, impossibilitando assim, que a reação do fogo ocorra. São indicados para incêndios classe B e C. E estes são exatamente os casos em que a água não surte efeito, líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.

Como ensinar os empregados a utilizar extintor?

  • É importante que em todos os turnos na empresa tenham pessoas aptas a fazer uso do extintor conforme necessidade. Outra coisa que se pode e deve fazer é ensinar os cipeiros a utilizar o extintor. São empregados da empresa treinados para evitar e para combater principalmente princípios de incêndios.

Como utilizar o extintor de água?

  • Se o seu extintor for de água, quando o utilizar é necessário ter a certeza de que não há qualquer equipamento elétrico sob tensão. Se for o caso de existirem líquidos combustíveis, também não direcione o extintor de água na sua direção. É muito importante evitar que o jacto de água disperse o combustível.

Como descarregar o extintor de incêndio?

  • Muitos extintores de incêndio funcionam entre uma faixa de 2,5 m a 4 m. Antes de descarregar o extintor, posicione-se de modo que você fique a uma distância de 2 m a 2,5 m. Retire o pino de segurança para usar o extintor.

Qual a distância ideal para combater o extintor?

  • Isso evita que a fumaça e o próprio extintor se torne um empecilho. – A distância ideal para o combate gira em torno de um metro. É claro que às vezes o ideal não é possível, então busque chegar mais o perto possível, dentro da proporção mencionada.

Postagens relacionadas: