adplus-dvertising

Qual o papel da extensão universitária?

Índice

Qual o papel da extensão universitária?

Qual o papel da extensão universitária?

A extensão universitária permite aos alunos a possibilidade de colocar em prática o conhecimento aprendido durante a graduação. Dessa forma, é possível ganhar experiência na carreira escolhida, enquanto presta um serviço à sociedade.

O que é uma atividade de extensão universitária?

A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. ...

Qual a importância da extensão universitária para a sociedade?

Resumo A extensão universitária possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.

Qual a importância dos cursos de extensão?

O curso de extensão garante uma série de vantagens para a formação profissional do estudante. Por exemplo, ele pode permitir mais conhecimento antes da entrada na faculdade. ... Durante o trabalho em campo, o estudante pode aprimorar competências que serão úteis na área de atuação escolhida.

Qual a importância da pesquisa e extensão na vida acadêmica?

A vivência da pesquisa e extensão dentro da universidade transformam os olhos do estudante para com o direito. Segundo Tayse, “essas dimensões do conhecimento potencializam a construção de um direito mais inter/transdisciplinar, que não seja tão “umbigado”, tão voltado para o seu próprio fim, tão autoalimentado…

Quais âmbitos podem ser alcançados pelos projetos de extensão?

Entre eles, podemos citar:

  • Cursos, palestras e conferências;
  • Atividades de ensino a distância;
  • Cursos de férias ou de verão;
  • Colônia de férias;
  • Viagens de estudo;
  • Apresentações culturais (teatro, musicais e feiras);
  • Eventos esportivos;
  • Universidades volantes; e.

O que é uma atividade de extensão?

As práticas de extensão de uma faculdade são serviços que a instituição oferece para a comunidade externa. Ou seja, professores e estudantes organizam atividades para que a população em geral participe. O planejamento dessas ações parte de necessidades das pessoas e geralmente tem relação com cursos específicos.

Qual a importância social dos projetos de extensão?

Por significar a aplicação dos conteúdos aprendidos em sala de aula na prática, o projeto de extensão tem um peso valioso no currículo do estudante. ... Além disso, ele proporciona o contato com diferentes tipos de comunidades e estimula o desenvolvimento do aluno.

Qual a importância do projeto de extensão para a comunidade?

Qual a importância dos projetos de extensão para a comunidade. O objetivo principal dos projetos de extensão é buscar o desenvolvimento das políticas públicas que visam melhorar as diversas áreas que afetam o convívio humano.

Qual é a extensão universitária?

  • A Extensão Universitária é a comunicação que se estabelece entre universidade e sociedade visando à produção de conhecimentos e à interlocução das ...

Quais são os desafios da extensão universitária?

  • Visões antiquadas e distorcidas em relação a alguns tipos de ações de extensão, que as percebem como assistencialismo, ativismo, paternalismo, ou doutrinação, são os grandes desafios que as Universidades tem a superar em relação à Extensão Universitária. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior.

Qual a relação entre a universidade e a sociedade?

  • A relação entre a Universidade e a sociedade é, dessa forma, viabilizada pela Extensão Universitária, elo articulador/formador do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão.

Qual o papel da extensão na realização da Universidade?

  • Nesse esforço, foram delineadas propostas que conferem à extensão um importante papel na promoção da interação e da troca de saberes entre a comunidade universitária e a sociedade, tornando-a um instrumento indispensável à plena realização da universidade como instrumento emancipatório.

Postagens relacionadas: