O que poderia ser feito para ajudar na preservação dos patrimônios da sua cidade?
Índice
- O que poderia ser feito para ajudar na preservação dos patrimônios da sua cidade?
- Qual a responsabilidade dos órgãos oficiais de preservação dos patrimônios culturais?
- Qual é a importância de se preservar os patrimônios materiais e imateriais?
- Qual a importância de um patrimônio cultural material e imaterial?
- Quem deve proteger o património cultural brasileiro?
- Como promover a proteção do património cultural das cidades?
- Como os patrimônios culturais são escolhidos pelo Estado?
- Qual a política de preservação do Património Cultural?

O que poderia ser feito para ajudar na preservação dos patrimônios da sua cidade?
Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
Qual a responsabilidade dos órgãos oficiais de preservação dos patrimônios culturais?
Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
Qual é a importância de se preservar os patrimônios materiais e imateriais?
É através da preservação deste patrimônio, que se exerce a cidadania. Patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens materiais e imateriais que, pelo seu valor, são considerados de interesse relevante para a conservação da identidade e da cultura de um povo.
Qual a importância de um patrimônio cultural material e imaterial?
Entende-se por Patrimônio Cultural, o conjunto de bens materiais e imateriais que fazem parte da cultura. Tal conjunto se torna indispensável para determinada cultura, para a sua preservação e também manutenção, bem como sua identidade cultural, que a diferencia, tornando-a única. ...
Quem deve proteger o património cultural brasileiro?
- Deverá, dessa forma, o Estado brasileiro, com a colaboração da comunidade, promover e proteger o património cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação e de outras formas de acautelamento e preservação.
Como promover a proteção do património cultural das cidades?
- Além do Estado, todos os cidadãos devem promover a proteção do património cultural das cidades, provocando os institutos próprios de preservação, ligados à Prefeitura Municipal, ao Estado, ou, ainda, à União (IPHAN [1] ). A sociedade pode, ainda, organizar-se em associações ou fundações com tais finalidades.
Como os patrimônios culturais são escolhidos pelo Estado?
- Os patrimônios culturais oficiais de uma região são escolhidos pelo Estado. No entanto, uma comunidade pode ter um patrimônio cultural que não necessariamente passou pelo reconhecimento burocrático do Estado.
Qual a política de preservação do Património Cultural?
- A política de preservação deve ser efetivamente apropriada, enquanto produção simbólica e enquanto prática política, pelos diferentes grupos que integram a sociedade brasileira (FONSECA, 1997). O Patrimônio Cultural deve ser valorizado por todos e sua proteção deve ser pensada para e pelos sujeitos que detém o conhecimento.