O que acontece quando a prolactina está alta?
Índice
- O que acontece quando a prolactina está alta?
- Quais são os efeitos da prolactina no organismo feminino?
- O que fazer para diminuir a prolactina?
- Quem tem prolactina alta pode ter filho?
- Quando a prolactina é produzida?
- Qual a função da prolactina?
- Quais são as causas da prolactina alta?
- Por que a prolactina é inibida?
- Como é produzida a prolactina na pele?

O que acontece quando a prolactina está alta?
A prolactina alta, também conhecida como hiperprolactinemia, é uma situação caracteriza pelo aumento desse hormônio no sangue, que normalmente está relacionado com a estimulação da produção de leite pelas glândulas mamárias durante a gravidez, regulação dos hormônios femininos relacionados com a ovulação e a ...
Quais são os efeitos da prolactina no organismo feminino?
A prolactina é um hormônio conhecido por ser o principal responsável pela produção do leite materno. Esse hormônio é produzido na adenoipófise, região que fica situada no lobo anterior da hipófise. A prolactina é responsável ainda pela preparação das mamas para receber a produção do leite.
O que fazer para diminuir a prolactina?
Normalmente, o tratamento mais comum para baixar os níveis de prolactina são medicamentos como a cabergolina. É importante lembrar que nunca se deve usar medicamentos sem prescrição médica.
Quem tem prolactina alta pode ter filho?
A hiperprolactinemia pode levar à infertilidade por promover alterações na produção dos hormônios FSH e LH, responsáveis pela ovulação. Isso resulta em quadros de anovulação (ausência de ovulação), com alterações do ciclo menstruais, que se apresentam ausentes ou menos frequentes.
Quando a prolactina é produzida?
A prolactina é um hormônio hipofisário, que possui como principal função desencadear a produção de leite pelas glândulas mamárias durante a lactação. É secretada em quantidade variada devido a estímulos como a amamentação, ovulação, alimentação, acasalamento e tratamento com estrógeno.
Qual a função da prolactina?
- A principal função da prolactina é estimular a produção de leite materno durante o pós-parto, mas também participa das respostas inflamatórias do sistema imune, na produção de células sanguíneas, cicatrizações, etc. A prolactina é inibida pela presença de dopamina, ou seja, o excesso de dopamina provoca diminuição de prolactina e vice versa.
Quais são as causas da prolactina alta?
- Esse sintoma também pode ocorrer em mulheres. As causas da prolactina alta são o uso de medicamentos que atuam diretamente na glândula hipófise, como antidepressivos, antipsicóticos, ansiolíticos, anticoncepcionais e outros.
Por que a prolactina é inibida?
- A prolactina é inibida pela presença de dopamina, ou seja, o excesso de dopamina provoca diminuição de prolactina e vice versa. Existem diversos neurotransmissores em nosso corpo e cada um possui uma maneira de atuar no organismo.
Como é produzida a prolactina na pele?
- A maior parte da prolactina é produzida na adenohipófise ( hipófise anterior) pelos lactotropos. No entanto, também é produzida fora dessa glândula em várias células e tecidos como fibroblastos da pele, linfócitos, glândula mamária, cérebro, próstata, tecido adiposo e decídua basal da placenta.