O que está por trás da raiva?
Índice
- O que está por trás da raiva?
- O que acontece com a raiva reprimida?
- O que é bom para extravasar a raiva?
- Porque a gente fica com raiva?
- Qual parte do cérebro é responsável pela raiva?
- O que significa excesso de raiva?
- O que a psicologia diz sobre a raiva?
- Quando vc sente raiva de alguém?
- Como aprender a controlar a raiva?
- Qual a melhor forma de expressar a raiva?

O que está por trás da raiva?
A raiva tem sua origem no tédio, na irritação ou no medo, uma pessoa que por alguma razão interpreta risco em uma situação, ou seja, percebe que está suscetível a sofrer algum mal, tem medo e pode usar a raiva como forma de delimitar limites coerentes e expressar suas expectativas e necessidades.
O que acontece com a raiva reprimida?
“Quando a raiva é reprimida, o corpo e os sistemas permanecem despertos, bioquimicamente estimulados. Ao se recusar a tomar consciência da raiva e não expressá-la, você perde a oportunidade de consertar algo que está erado e finalizar as respostas do corpo que foram desencadeadas.
O que é bom para extravasar a raiva?
Veja 13 formas de lidar com a raiva e sentir-se bem
- Contar até ) Thomas Jefferson disse a famosa frase: "Quando se está zangado, conte até 10 antes de falar. ...
- Perdoe. ...
- Tente se distrair. ...
- Respire profundamente. ...
- Não negue que está irritado. ...
- Escreva sobre o problema. ...
- Não faça tempestade em copo d'água. ...
- Faça exercícios.
Porque a gente fica com raiva?
No nosso cérebro existe uma área responsável pelo nosso comportamento e pelas nossas emoções chamada de sistema límbico. Quando algo ou alguém nos faz sentir raiva, esse sistema ativa outras partes do nosso cérebro. O cérebro, então, faz com o nosso corpo libere um hormônio chamado de adrenalina!
Qual parte do cérebro é responsável pela raiva?
No cérebro, a amígdala, parte do cérebro que faz parte do sistema límbico, é um importante centro regulador do comportamento sexual, do comportamento agressivo, respostas emocionais e da reatividade a estímulos biologicamente relevantes. Quando recebemos um gatilho para a raiva, a amígdala recebe estímulos (1).
O que significa excesso de raiva?
Ataques de raiva sem controle, excesso de raiva e fúria repentina podem ser sinais da Síndrome de Hulk, um transtorno psicológico em que há um descontrole da raiva, podendo ser acompanhado de agressões verbais e físicas que podem prejudicar a própria pessoa ou outras pessoas próximas.
O que a psicologia diz sobre a raiva?
De um modo geral, a raiva define-se como um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas.
Quando vc sente raiva de alguém?
Além de substituir a dor, a raiva também pode fazer com que uma pessoa se sinta poderosa. A raiva deixa as pessoas energizadas, com uma sensação de controle. Ou seja, quando alguém te deixa impotente a raiva é uma forma de restabelecer o controle sobre tudo.
Como aprender a controlar a raiva?
Um estudo mostrou que ser capaz de expressar sua raiva de maneira saudável pode reduzir a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas.
- Respire fundo. ...
- Repita um mantra. ...
- Tente visualizar. ...
- Mova seu corpo conscientemente. ...
- Reveja seu ponto de vista. ...
- Expresse sua frustração. ...
- Controle a raiva com o humor. ...
- Tire um tempo para si.
Qual a melhor forma de expressar a raiva?
Chorar faz bem e relaxa a tensão. Desafogue sua raiva o mais possível, permitindo que ela saia de você. Se puder (atenção aos vizinhos!), grite ou fale em voz alta, dizendo tudo aquilo que você sente.