adplus-dvertising

O que dizem as pesquisas sobre a gravidez na adolescência?

Índice

O que dizem as pesquisas sobre a gravidez na adolescência?

O que dizem as pesquisas sobre a gravidez na adolescência?

A pesquisa também demonstrou que a redução da gravidez na adolescência entre meninas de 10 a 14 anos foi de 26% e teve uma redução menor que entre o grupo de 15 a 19 anos, que registrou 40,7% de queda.

Quais os efeitos de uma gravidez precoce para a vida de uma adolescente como a Psicologia pode intervir nesse contexto?

Algumas pesquisas sugerem que filhos de adolescentes, mostram atraso no desenvolvimento, maior proporção de problemas psicológicos, além de deficiência de crescimento, maior morbidade e mortalidade infantil, quando comparados a filhos de mulheres adultas.

Como a gravidez na adolescência pode afetar o projeto de vida?

Geralmente diante de uma gravidez na adolescência há perda de liberdade, o abandono dos estudos, a rejeição, o distanciamento dos amigos como também uma mudança no estilo de vida relacionada a essa idade. Existem algumas transformações devido à gravidez na adolescência tanto de forma individual como familiar e social.

Qual o impacto da gravidez na adolescência?

Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumentará o risco de morte materna e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto.

Quais fatores contribuem para os riscos psicossociais numa gestação ainda na adolescência?

FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 1) Baixa escolaridade da adolescente; 2) Abandono escolar por parte da adolescente; 3) Idade precoce para o namoro; 4) Idade precoce para a primeira relação sexual; 5) Relacionamento duradouro; 6) Baixas condições socioeconômicas; 7) Falta de orientação sexual; 8) ...

Qual é o problema da gravidez na adolescência?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

Como resolver o problema da gravidez na adolescência?

A forma mais segura de evitar a gravidez é utilizando algum método contraceptivo, como os que citamos a seguir:

  1. Camisinha: Usar sempre uma nova para cada ejaculação;
  2. Espermicida: Deve ser pulverizado na vagina antes do contato íntimo e deve ser sempre utilizado em conjunto com a camisinha;

Como a gravidez na adolescência pode afetar a vida de um jovem tanto para o rapaz quanto para a moça?

A gravidez numa fase precoce da vida, como a adolescência, pode resultar em diversas consequências tanto para a gestante quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial.

Como ocorre a gravidez na adolescência?

  • “A gravidez na adolescência, como outras não planejadas, coloca a mulher diante de questionamentos, angústias e sofrimento. Considerando o caso de mulheres adolescentes, o sofrimento se mistura ao grande medo dos pais, ao desespero de ver seus sonhos desabarem, à incerteza de seu futuro estudantil, à vergonha”, conta a psicóloga Laura Ferreira.

Como a gravidez precoce apresenta-se para as jovens?

  • Dentro deste contexto a gravidez precoce apresenta-se para as jovens sejam elas mais esclarecidas ou não sobre uma relação sexual.

Como a gestante-adolescente-estudante pode continuar os estudos domiciliar?

  • Mesmo antes ou depois que o bebê nascer, a gestante-adolescente-estudante pode continuar os estudos em regime domiciliar.

Quais são as mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes?

  • Dados do Ministério da Saúde mostraram um total de 274 mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes em 2004. Essas mortes, além das causas obstétricas, podem estar relacionadas com a tentativa de aborto, comum em adolescentes grávidas.

Postagens relacionadas: