adplus-dvertising

Estou grávida e com rubéola O que fazer?

Índice

Estou grávida e com rubéola O que fazer?

Estou grávida e com rubéola O que fazer?

O tratamento da rubéola na gravidez consiste em controlar os sintomas que a mulher sente porque não existe um tratamento específico que possa curar a rubéola. Normalmente o tratamento é feito com remédios para controlar a febre e analgésicos, como o paracetamol, associados a repouso e ingestão de líquidos pela grávida.

Quais os riscos da rubéola na gravidez?

A infecção por rubéola na gravidez acarreta inúmeras complicações para a mãe, como aborto e natimorto (feto expulso morto) e para os recém-nascidos, como malformações congênitas (surdez, malformações cardíacas, lesões oculares e outras).

Como se pega rubéola na gravidez?

Rubéola é uma doença causada por um vírus (Rubivírus), que se pega facilmente por vias respiratórias através de tosses, espirros e secreção nasal. Também é bem comum a mãe contaminada passar o vírus para o feto, podendo causar ao bebê danos graves.

O que a rubéola pode causar?

A rubéola é uma infecção viral contagiosa que geralmente causa sintomas leves, como dor nas articulações e uma erupção cutânea, mas pode causar graves deficiências congênitas se a mãe for infectada com rubéola durante a gravidez.

Quando o resultado de rubéola dá reagente?

Quando no exame é indicado IgG reagente para rubéola significa que a pessoa tem anticorpos contra o vírus, o que é provavelmente devido à vacina contra a rubéola, que faz parte do calendário de vacinação e a primeira dose é recomendada aos 12 meses de idade.

Quais as manifestações congênitas podem estar relacionadas a rubéola no período gestacional?

Ela é decorrente da infecção da mãe pelo vírus da Rubéola durante as primeiras semanas da gravidez. Quanto mais precoce for a infecção em relação à idade gestacional, mais grave é a doença. A infecção da mãe pode resultar em aborto, morte fetal ou anomalias congênitas como diabetes, catarata, glaucoma e surdez.

Como Prevenir a rubéola durante a gravidez?

  • A rubéola durante a gravidez pode causar graves alterações no bebê como surdez, cegueira e microcefalia. Veja que sintomas podem indicar uma infecção pelo vírus da rubéola, quais as possíveis complicações e como é feito o tratamento

Por que a rubéola é perigosa para mulheres grávidas?

  • Embora a rubéola não chegue a ser uma doença grave para adultos, ela é extremamente perigosa para mulheres grávidas e fetos, especialmente nos três primeiros meses de gestação.

Como é feita a prevenção da rubéola?

  • A prevenção da rubéola é feita por meio da vacinação. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. A vacina tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) foi implantada gradativamente entre os anos de 1992 até o ano 2000.

Qual o risco de transmissão da rubéola para o bebê?

  • O risco de transmissão da rubéola para o bebê é maior no primeiro trimestre de gravidez e se isso acontecer o bebê deverá nascer com rubéola congênita. Saiba tudo sobre a rubéola congênita. Maiores complicações são observadas quando o bebê é afetado no primeiro trimestre de gestação.

Postagens relacionadas: