O que a psicologia fala sobre hipnose?
Índice
- O que a psicologia fala sobre hipnose?
- Qual é a relação entre hipnose e psicologia?
- Quais as consequências da hipnose?
- O que o CRP fala sobre hipnose?
- Como se chama o profissional que faz hipnose?
- O que a hipnose clínica pode fazer?
- Qual é a hipnose?
- Quem já experimentou a hipnose?
- Como usar a hipnose para fins psicoterapêuticos?
- Por que a hipnose faz parte do perfil de competências profissionais dos psicólogos?

O que a psicologia fala sobre hipnose?
No ano 2000, com uma resolução do Conselho Federal de Psicologia, a hipnose foi reconhecida como terapia auxiliar. ... Problemas como ansiedade, depressão, traumas, fobias, e até vícios, como o tabagismo, podem ser atenuados ou mesmo eliminados com o auxílio da hipnose, defendem os especialistas.
Qual é a relação entre hipnose e psicologia?
A relação entre hipnose e psicologia clínica pode ser compreendida como um processo que se iniciou no entusiasmo e culminou no ostracismo. ... Os impactos desse processo para o reconhecimento da hipnose em termos clínicos e epistemológicos foram drásticos em diversos sentidos (Neubern, 2004).
Quais as consequências da hipnose?
O uso da hipnose em si não oferece nenhum risco especial ou efeito colateral. O que pode acontecer é a pessoa ir buscar ajuda com um profissional despreparado, mas isso é um risco que todos estamos sujeitos a todo momento.
O que o CRP fala sobre hipnose?
Art. 3º - É vedado ao psicólogo a utilização da Hipnose como instrumento de mera demonstração fútil ou de caráter sensacionalista ou que crie situações constrangedoras às pessoas que estão se submetendo ao processo hipnótico.
Como se chama o profissional que faz hipnose?
A hipnose pode ser aplicada por médicos, psicólogo e odontólogos.
O que a hipnose clínica pode fazer?
A hipnose clínica que se consiste da técnica para alterar a consciência do paciente para buscar traumas ou fazer emergir conteúdos internos, quando bem conduzida por um especialista em Psicologia pode ajudar o paciente com seus diversos sintomas e dificuldades.
Qual é a hipnose?
- A hipnose é uma técnica muito utilizada em terapias. Ela vem sendo estudada desde o século XIX, e como toda ciência, a sua definição e utilização vem se modificando e aprimorando ao longo do tempo. Com o que se sabe atualmente, fica claro que é eficaz no tratamento de várias condições médicas.
Quem já experimentou a hipnose?
- Saiba que quem já a experimentou teve resultados surpreendentes, rápidos e duradouros para os seus problemas psicológicos. De facto, também para a OPP, ou seja para a Ordem dos Psicólogos Portugueses, "a Hipnose é uma das técnicas e ferramentas de intervenção das quais a Psicologia se pode socorrer..."
Como usar a hipnose para fins psicoterapêuticos?
- Sigmund Freud também usou a Hipnose na sua prática clínica. Veio depois a abandoná-la e, mais tarde, ter-se-á arrependido. A partir daí a Hipnose foi sobretudo usada para fins de espetáculo. Este seu uso leva a que muitas pessoas não percebam o potencial da sua utilização para fins psicoterapêuticos.
Por que a hipnose faz parte do perfil de competências profissionais dos psicólogos?
- De facto, também para a OPP, ou seja para a Ordem dos Psicólogos Portugueses, "a Hipnose é uma das técnicas e ferramentas de intervenção das quais a Psicologia se pode socorrer..." E para a mesma entidade "a Hipnose faz parte do perfil de competências profissionais dos Psicólogos e dos atos que podem realizar enquanto Psicólogos".