adplus-dvertising

O que é a infância na psicologia?

Índice

O que é a infância na psicologia?

O que é a infância na psicologia?

A infância é a etapa fundamental da vida das crianças, sendo os primeiros 3 anos de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afetivo e intelectual. ... Segundo o Concelho Nacional de Educação (CNE) (2008), a Creche deve ter, assim, a função de cuidar e educar a criança.

O que faz a psicologia infantil?

O psicólogo infantil é capacitado para identificar e trabalhar os conflitos psíquicos das crianças através de atividades lúdicas, permitindo que elas ressignifiquem eventos traumatizantes e busquem por melhores alternativas para lidar com esses conflitos.

Qual a importância da 1 infância?

As pesquisas em neurologia mostram que a primeira infância é um período fundamental no desenvolvimento cerebral. Os bebês começam muito cedo seu aprendizado sobre o mundo que os cerca, desde os períodos pré-natal, perinatal (imediatamente antes e após o nascimento) e pós-natal.

O que é considerado primeira infância?

Do nascimento até completar 6 anos. Essa é a primeira infância. É a janela em que experiências, descobertas e afeto são levados para o resto da vida.

Como funciona uma consulta com psicólogo infantil?

O psicólogo realiza entrevistas iniciais para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica da família em que a criança está inserida. Depois, o psicólogo tem maiores condições de entender a queixa e avaliar os objetivos do trabalho. As sessões seguintes são realizadas apenas com a criança.

Quantos anos dura a faculdade de Psicologia Infantil?

Os cinco anos dessa faculdade promovem diversas experiências diferentes para os alunos. Por ser um curso dinâmico, a grade curricular envolve aprendizagem das Ciências Humanas, Ciências da Saúde e até mesmo de Exatas (com conhecimentos de Estatística aplicada aos Testes Psicológicos).

Onde surgiu a psicologia do desenvolvimento?

O período formativo (1882-1912) O estabelecimento da data de nascimento da psicologia do desenvolvimento é motivo de alguma controvérsia. Em 1882, Preyers (1841-1897) publicou o livro “The mind of the child” que segundo Cairns (1983) impulsionou as pesquisas na área de desenvolvimento.

O que é o ser humano para a psicologia?

O ser humano é visto como aquele que cria a história ao invés de sofrê-la passivamente. O artigo recoloca, seriamente, a Psicologia como participante do elenco das ciências sociais. Vários estudos têm sido apresentados sobre a formação do psicológico. ... É a forma humana do Absoluto.

Qual a origem do conceito de infância?

  • Procura mostrar a origem do conceito de infância, enquanto construção social. Para tanto, no primeiro e segundo tópicos, as autoras trazem um breve resgate da história da infância e sua origem até a modernidade. No terceiro tópico, acendem reflexões acerca da infância já na contemporaneidade.

Por que a infância é um fenômeno histórico?

  • Para o referido autor, a infância é um fenômeno histórico e não meramente natural, e as características da mesma no ocidente moderno podem ser esquematicamente delineadas a partir da heteronomia, da dependência e da obediência ao adulto em troca de proteção.

Qual a origem da preocupação com a infância?

  • A análise da produção existente sobre a história da infância permite afirmar que a preocupação com a criança encontra-se presente somente a partir do século XIX, tanto no Brasil como em outros lugares do mundo.

Qual o ramo da psicologia infantil?

  • A psicologia infantil é um ramo da psicologia dedicado ao estudo dos comportamentos próprios da infância. Dessa forma, ela está a serviço do bem-estar e da qualidade de vida da criança e também da família na qual está inserida. A psicologia infantil visa acolher a criança, oferecer um ambiente seguro para a sua expressão e contribuir ...

Postagens relacionadas: