adplus-dvertising

Em quais situações o patrão pode descontar do salário?

Índice

Em quais situações o patrão pode descontar do salário?

Em quais situações o patrão pode descontar do salário?

Descontos obrigatórios

  • INSS. ...
  • Imposto de Renda. ...
  • Adiantamentos. ...
  • Contribuição sindical. ...
  • Faltas injustificadas. ...
  • Vale transporte. ...
  • Situação 1 – Empregador paga o excedente do vale-transporte. ...
  • Situação 2 – Vale-transporte descontado integralmente do empregado.

Quais danos causados pelo funcionário pode ser descontado?

O artigo 462, § 1º da CLT determina que poderá haver desconto no salário em razão de dano causado com dolo pelo empregado. ... Assim, comprovado o dolo, o empregador poderá descontar do salário do empregado o valor correspondente ao dano causado.

Pode descontar do salário?

A regra é que o empregador não pode promover descontos em seu salário, conforme escrito no início do art. 462 da CLT:Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

Quantos porcentos pode ser descontado do salário?

Vale destacar que os descontos na folha de pagamento não podem ultrapassar 70% do valor do salário do colaborador. Essa regra está no artigo 82 da CLT e visa garantir que o funcionário tenha condições de viver de forma digna.

O que é descontado no salário quando o funcionário é regido pelas leis da CLT?

Desconto de até 70% do salário base em casos dispostos pelo art. 462 da CLT, de modo que o empregado receba pelo menos 30% em espécie; Desconto de até 30% da remuneração disponível nos casos elencados no Decreto n. 4.840/2003 (posteriormente esclarecerei em artigo individual).

Pode descontar prejuízo do funcionário?

Conforme previsto no Art. 462 da CLT, a autorização para realização de desconto salarial por danos causados pelo empregado deve ser expressa, da mesma forma que a culpa e/ou dolo do empregado devem ser comprovados, sob pena de não ser possível realizar o desconto salarial pelos prejuízos suportados pelo empregador.

Quando se quebrar algo no trabalho tenho que pagar?

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um empregado precisa pagar por danos físicos dentro do ambiente do trabalho. No entanto, isso só deve acontecer quando se observar a culpa do trabalhador em questão. ... Neste caso, se observa a culpa desse funcionário. Ele quebrou o equipamento porque quis.

Como você pode descontar o salário do empregado?

  • Já escrevemos aqui no blog Direito de Todos sobre situações em que o patrão pode descontar o salário do empregado. Leia nosso texto sobre o assunto: 7 descontos que podem ser feitos no salário. Além deste, recebemos diversas perguntas sobre desconto salarial no texto sobre a quebra de caixa.

Quem pode descontar o salário do trabalhador?

  • A legislação trabalhista estipula que o empregador pode descontar o salário do trabalhador em três casos: adiantamento, contribuições previstas em lei, como a previdência, e o que tiver sido firmado em contrato coletivo, que é o acordo feito entre a categoria de trabalhadores e a empresa.

Qual o valor do desconto no salário?

  • Além disso, o valor do desconto no salário não pode ultrapassar o valor total do benefício concedido. Dentro dos descontos opcionais existem, ainda, alguns que possuem um limite padrão de cobrança, como é o caso do vale-transporte.

Será que o empregador pode descontar do salário o dano causado ao patrimônio da empresa?

  • Afinal, o empregador pode descontar do salário o valor do dano causado pelo empregado ao patrimônio da empresa? Ao iniciar uma resposta, o que primeiro deve ser destacado é que DEPENDE.

Postagens relacionadas: