adplus-dvertising

Qual o objetivo da poda de limpeza?

Índice

Qual o objetivo da poda de limpeza?

Qual o objetivo da poda de limpeza?

A poda é a arte e a técnica de orientar e educar as plantas, de modo compatível com o fim que se tem em vista (Simão, 1998). Embora seja praticada para dirigir a árvore segundo o capricho do homem, a utilização da poda, em fruticultura, tem por objetivo regularizar a produção e melhorar a qualidade dos frutos.

O que é poda de limpeza?

A poda de limpeza é feita para retirada de ramos secos, ramos atacados por pragas ou doenças e ramos ladrões, improdutivos. Essa operação pode ser feita utilizando-se tesouras e serras de poda. Objetiva eliminar focos de pragas e doenças e permitir um melhor arejamento da planta.

Quando é o momento ideal de realizar a poda de limpeza e qual sua finalidade?

Deve ser realizada rigorosamente uma vez ao ano e tem os objetivos de eliminar material doente ou infectado, especialmente com Fusarium e Lasiodiploidia; obter material produtivo, ou seja, gemas apicais, homogêneas em idade e capacidade produtiva, para produção no ano seguinte; além de material bem localizado em ...

Qual o objetivo da poda de formação?

O objetivo das podas de formação é orientar o crescimento dos ramos, quanto ao número, distribuição e tamanho convenientes. Significa formar uma planta com uma arquitetura caracterizada por uma copa com a parte interna aberta e um número adequado de ramos laterais produtivos.

São objetivos da poda?

Um dos objetivos da poda é alterar a arquitetura da planta a fim de torná-la de menor porte, com mais arejamento no interior da copa. O cultivo de plantas de menor porte, além de facilitar os tratos culturais, permite aumentar a densidade de plantio e, consequentemente, obter maior produtividade.

O que deve ser removido em uma poda de limpeza?

Poda de limpeza e manutenção Eliminação de ramos secos ou senis, de ramos ladrões, dos ramos epicórmicos e dos brotos de raiz. Também é denominada poda de limpeza e manutenção a eliminação dos ramos doentes, com ataque de pragas ou ervas parasitas.

Qual a classificação da poda quanto a função?

As podas têm várias funções. Podem ser utilizadas para fins estéticos, para estimular a produção de ramos, flores e frutos e, também, como medida de controle fitossanitário. As podas podem ser divididas em: limpeza, formação e de condução.

Qual é a importância da poda?

Podar uma planta nem sempre está relacionado com intenções negativas ou com a necessidade de reprimir o crescimento de seus galhos, na maioria das vezes, a poda é realizada como forma de prevenção de doenças e potencialização do uso dos nutrientes retirados do solo, garantindo frutos saudáveis e muito mais saborosos.

Qual é a poda ideal?

1) a de formação, para dar estrutura à planta em seus primeiros anos de vida; 2) a de produção, para garantir plena frutificação; 3) a poda de renovação, para recomeçar a estrutura da planta ou eliminar partes doentes; 4) a poda verde, para equilibrar a vegetação (folhas e ramos) e favorecer o microclima do parreiral.

Quais são os princípios da poda?

  • Mesmo que os sistemas de poda sejam transmitidos durante gerações, de forma empírica ou intuitiva, é importante que o podador conheça as bases racionais nas quais se sustenta a difícil técnica de podar. Os princípios da poda são os seguintes:

Qual a diferença entre poda curta e poda longa?

  • A poda longa é aquela que se deixa seis ou mais gemas por vara e a curta a que se deixa duas gemas por esporão. As videiras 'Kioho' e 'Vênus', por exemplo, produzem bem com poda curta, enquanto que 'Itália', 'Rubi', 'Benitaka', 'Sunrise' e 'Brasil' produzem mais com poda longa.

Quais são as podas verdes?

  • Aquela realizada durante o período de repouso vegetativo da planta é conhecida como "poda seca" ou "hibernal" e aquela executada durante o desenvolvimento vegetativo é chamada de "poda verde". Entre as podas verde mais usuais têm-se a desbrota, desbaste e descompactação do cacho, desponte do ramo, desnetamento e desfolha.

Postagens relacionadas: