adplus-dvertising

O que é a obesidade quais suas causas?

Índice

O que é a obesidade quais suas causas?

O que é a obesidade quais suas causas?

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso, geralmente, causado pelo sedentarismo e consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar.

O que favorece a obesidade?

A obesidade decorre da interação entre fatores genéticos, culturais e familiares. Pode-se ganhar peso fácil com hábitos alimentares errados, inclinação genética, vida sedentária, distúrbios psicológicos, problemas familiares. Contudo, é possível reduzir essas influências mudando a cultura alimentar.

O que é obesidade quais são as suas causas e consequências?

A obesidade é uma doença que pode ser motivo de diversas doenças metabólicas, como a hipertensão e o diabetes tipo 2. Alterações na dieta, decorrentes de novos hábitos culturais, assim como o sedentarismo, são fatores determinantes no aumento dos índices de obesidade e sobrepeso no Brasil.

Quais são as complicações da obesidade para a saúde?

Complicações da obesidade incluem os seguintes:

  • Síndrome metabólica.
  • Diabetes melito.
  • Doenças cardiovasculares.
  • Doenças hepáticas (esteatose hepática não alcoólica [esteatose hepática], que pode evoluir para cirrose )
  • Doença da vesícula biliar (colelitíase)
  • Refluxo gastroesofágico.
  • Apneia obstrutiva do sono.

Quais são os sintomas de pacientes obesos?

Sintomas da obesidade

  • Falta de ar: causada pela pressão do peso do abdômen sobre o pulmão;
  • Dores corporais: o excesso de esforço para suportar o peso pode trazer desconforto nos joelhos, pernas e costas;
  • Falta de condicionamento físico: dificuldade para concluir uma simples caminhada ou algum esforço maior;

Quais são as causas da desnutrição e da obesidade?

As causas mais comuns da desnutrição são a falta de acesso a alimentos; problemas no metabolismo ou absorção de nutrientes, como diarreia, anorexia ou diabetes; uso de remédios que diminuam a absorção de nutrientes, como a quimioterapia e situações que aumentam a necessidade de nutrientes, como febre alta ou ...

Quais fatores nutricionais podem causar a obesidade?

Causas da obesidade. A obesidade é resultado de uma combinação de fatores, incluindo menos oportunidades de praticar atividade física, maior disponibilidade de alimentos calóricos e a presença de genes que tornam a obesidade mais provável.

Quais são os riscos e complicações para a saúde física a obesidade trás?

Ela está associada a riscos para a saúde devido à sua relação com complicações como aumento da pressão arterial, dos níveis de colesterol e triglicerídeos sanguíneos e resistência à insulina. Entre suas causas, estão relacionados fatores biológicos, históricos, ecológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos.

São os riscos e complicações para a saúde física a obesidade trás?

A obesidade é uma doença que, quando não tratada e remediada, pode desenvolver diversos outros problemas no organismo que levam a complicações no sistema respiratório, doenças cardiovasculares e problemas nos ossos e músculos, além de alterações hormonais.

Como a obesidade pode ser encarada?

  • No entanto, a obesidade pode ser encarada de uma forma simplificada como uma consequência de um desequilíbrio energético: a energia ingerida excede a dispendida por um período de tempo considerável, sendo que muitos factores diversos e complexos podem dar origem a este balanço energético positivo.

Quais as causas da obesidade?

  • As causas da obesidade relacionam-se com estilo de vida envolvendo maus hábitos alimentares, sedentarismo e fatores psicossociais (transtorno de ansiedade, depressão, etc). Ainda existem outras causas como doenças de tireoide, síndrome de cushing ou alguns fatores genéticos que aumentam a suscetibilidade ao ganho de peso.

Por que a obesidade é tão preocupante?

  • A Organização Mundial de Saúde passou a considerar a obesidade como um pro- blema de saúde pública tão preocupante quanto a desnutrição. No Brasil, estima-se que 20% das crianças sejam obesas e que cerca de 32% da população adulta apresentem algum grau de excesso de peso, sendo 25% casos mais graves.

Quais são os característicos da obesidade?

  • Os mais característicos são o que dá ao corpo o formato de uma maçã (mais comum em homens) e o que torna o corpo parecido com uma pêra, fino em cima e largo nos quadris e nas coxas (mais comum em mulheres). A obesidade em forma de maçã está associada a doenças como o diabete não dependente de insulina e as enfermidades cardiovasculares.

Postagens relacionadas: