Quais são as sequelas da meningite bacteriana?
Índice
- Quais são as sequelas da meningite bacteriana?
- O que causa a meningite bacteriana?
- O que a meningite faz com o cérebro?
- Quem teve meningite fica com sequela?
- Como é feito o tratamento da meningite bacteriana?
- O que fazer para não pegar meningite bacteriana?
- Como fazer o tratamento de meningite bacteriana?
- Quais as sequelas causadas pela meningite bacteriana?
- Quais são os sinais da meningite?
- Quais as causas da meningite bacteriana aguda?

Quais são as sequelas da meningite bacteriana?
Em geral, quanto mais grave a infecção, maior a chance de complicações. Perda da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral são possíveis complicações da meningite.
O que causa a meningite bacteriana?
Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são:
- Neisseria meningitidis (meningococo)
- Streptococcus pneumoniae (pneumococo)
- Haemophilus influenzae.
- Mycobacterium tuberculosis.
- Streptococcus sp., especialmente os do Grupo B.
- Listeria monocytogenes.
- Escherichia coli.
O que a meningite faz com o cérebro?
A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges), que afeta toda a região e dificulta o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito.
Quem teve meningite fica com sequela?
Causada por vírus, bactérias ou outros agentes infecciosos, a meningite é uma doença grave que pode deixar sequelas, como danos neurológicos, e até levar à morte. A forma bacteriana é a que costuma resultar em mais complicações para os pacientes.
Como é feito o tratamento da meningite bacteriana?
O tratamento para a meningite bacteriana deve ser feito no hospital com a injeção de antibióticos, mas a pessoa pode ficar internada em isolamento nas primeiras 24 horas após iniciar a toma dos antibióticos e pode voltar para casa após 14 ou 28 dias, quando ficar curada.
O que fazer para não pegar meningite bacteriana?
Manter a vacinação em dia, evitar locais com aglomeração de pessoas, deixar os ambientes ventilados, não compartilhar objetos de uso pessoal e reforçar os hábitos de higiene são importantes medidas de prevenção contra as meningites.
Como fazer o tratamento de meningite bacteriana?
- Tratamento de Meningite bacteriana O tratamento com antibióticos deve ser iniciado o mais rápido possível. Se necessário, o tratamento também poderá ser feito com corticosteroides por via endovenosa para diminuir a inflamação. Pode utilizar-se um ou mais antibióticos para combater as bactérias.
Quais as sequelas causadas pela meningite bacteriana?
- Em geral, a meningite bacteriana provoca sequelas com mais frequência e gravidade que a meningite viral, mas as duas formas da doença podem trazer complicações e afetar a qualidade de vida, especialmente em crianças. As sequelas mais comuns causadas pela meningite incluem:
Quais são os sinais da meningite?
- Durante o exame físico, o médico procurará a presença de erupções cutâneas (habitualmente, manchas vermelhas e roxas), cianose (uma cor azulada da pele), rigidez da nuca e de outros sinais característicos da meningite.
Quais as causas da meningite bacteriana aguda?
- A meningite bacteriana aguda pode se desenvolver em bebês e crianças, principalmente em áreas geográficas onde as crianças não são vacinadas. À medida que as pessoas envelhecem, a meningite bacteriana aguda torna-se mais comum. Em bebês e crianças novas, as causas mais comuns da meningite bacteriana são: