Como é a transformação da pipoca?
Índice
- Como é a transformação da pipoca?
- O que acontece com o milho da pipoca?
- Porque algumas pipoca não estoura?
- O que fazer com o milho que não estourou?
- O que pesa mais o milho ou a pipoca?
- O que é preciso para estourar pipoca?
- O que faz a pipoca estourar?
- Qual diferença entre milho e pipoca?
- Como o surgimento da sociologia?
- Como desenvolveu-se a sociologia?
- Qual a importância da sociologia?
- Como foi o contato com a sociologia?

Como é a transformação da pipoca?
Importante ressaltar que isso ocorre porque o milho possui água na sua composição, que evapora a medida que esquenta e, ao evaporar, causa a “explosão”, transformando o amido que está dentro do grão em um “floquinho” branco. Dessa forma, se transforma em pipoca.
O que acontece com o milho da pipoca?
É a expansão da umidade dentro do grão que o faz explodir. Essa água se encontra dentro das pipocas, junto com o amido. Quando você coloca a porção desejada em uma panela e tudo começa a esquentar, o amido se funde à umidade, o que acaba criando uma espécie de cadeia de bolhas gelatinosas.
Porque algumas pipoca não estoura?
Segundo eles, é preciso que o grão não deixe a pressão escapar conforme é aquecido; se isso acontecer e o ar vazar, o grão não estoura. O estudo pode levar à produção de variedades de milho de pipoca com características que fujam do problema.
O que fazer com o milho que não estourou?
Alguns grãos não estouram, são os chamados piruás....Recuperando os piruás
- Encher um terço de uma jarra de pipoca com piruás.
- Adicionar uma colher de sopa de água.
- Tampe a jarra e dê uma boa sacudida até que o milho absorva toda a umidade.
- Guarde a jarra em um local fresco e abrigado do sol.
O que pesa mais o milho ou a pipoca?
Ele tem um grão menor, o grão do milho de pipoca equivale a quase um terço do grão de milho, em peso. O grão de pipoca pesa 13, 14 gramas, tem grão de milho que pesa 32, 35 gramas. A espiga também é menor, em compensação, a planta dá mais de uma espiga por planta.
O que é preciso para estourar pipoca?
Para estourar tudo, é necessário que os grãos de milho recebam calor de forma igual. Por isso, na hora de espalhar o milho pela panela, evite sobrepor um milho sobre o outro, ok? Nada de lotar sua panela de milho, não!
O que faz a pipoca estourar?
Quando um grão de milho é aquecido sua umidade interna é convertida em vapor, em dado momento o vapor se expande e tenta sair. As moléculas se movimentam com tanta rapidez no interior do milho que pressionam fortemente as paredes resistentes, até que elas se rompem: é nessa hora que os grãos de milho explodem.
Qual diferença entre milho e pipoca?
Quando aquecemos o milho comum, o amido duro também se expande, mas como sua quantidade é pequena e a casca é muito resistente, ele não vira pipoca. Já o milho pipoca (Zea mays everta), possui a casca mais resistente à pressão do calor e só rompe quando o endosperma do grão estoura.
Como o surgimento da sociologia?
- Para aprofundar-se mais no tema, leia o texto: Surgimento da sociologia. A importância da sociologia é compreendida com base em seu modelo utilitário, o que a difere da filosofia.
Como desenvolveu-se a sociologia?
- Por meio dos três primeiros métodos clássicos, a sociologia desenvolveu-se e incorporou a si o estudo de outras ciências que, juntas, compõem o conjunto das ciências sociais. São elas: a antropologia, a ciência política e a economia. Para aprofundar-se mais no tema, leia o texto: Surgimento da sociologia.
Qual a importância da sociologia?
- A importância da sociologia é compreendida com base em seu modelo utilitário, o que a difere da filosofia. Enquanto esta se apresenta como um conjunto de saberes não organizados cientificamente e que têm uma finalidade em si mesmos, ou uma finalidade no próprio conhecimento, aquela é uma ciência.
Como foi o contato com a sociologia?
- Não obstante, esse contato também serviu como base para os primeiros sinais de um conhecimento que mais tarde fará parte do amplo conjunto de estudos, que, junto à sociologia, faz parte das ciências sociais: a antropologia.