adplus-dvertising

O que a fábula da cigarra e da formiga nos ensina?

Índice

O que a fábula da cigarra e da formiga nos ensina?

O que a fábula da cigarra e da formiga nos ensina?

As formigas, inicialmente, lhe negaram comida, mas a cigarra jurou estar arrependida. As formigas então lhe concederam a comida, certas de que a cigarra aprendera a lição. Essa fábula nos ensina que se deve poupar para enfrentar os piores momentos.

Qual o objetivo da história A cigarra e a Formiga?

As fábulas têm como objetivo entreter e ensinar algum tipo de lição. A cigarra e a formiga é uma das mais conhecidas e difundidas por todo o mundo. A narrativa traz elementos próprios da condição humana e sua relatividade.

Que lição a fábula ensina?

"Quem conta um conto, aumenta um ponto". Para fugir da repressão que poderia haver por parte de quem fosse criticado, os autores usavam, muitas vezes, animais como personagens de suas histórias. ... A fábula apresenta um fundo moral e geralmente é utilizada com fins educativos.

O que fazia a cigarra durante o verão?

Durante o verão, a Cigarra quer aproveitar o tempo bom e passa os dias cantando. Enquanto isso, a Formiga trabalha de forma diligente, reunindo alimentos para sobreviver no inverno. Quando chegam os dias de frio e chuva, a Cigarra não tem o que comer e pede à outra para partilhar a comida dela.

Qual o objetivo da História A cigarra e a formiga na educação infantil?

Esta atividade educativa para criança em idade pré-escolar tem o intuito de desenvolver, através da fábula "A cigarra e a formiga" o interesse pela interpretação e pelo raciocínio, além de estimular habilidades de coordenação motora fina através do desenho livre e da pintura, também incentiva o debate, o pensamento ...

Qual é o objetivo da cigarra?

A importância positiva é servir de alimento para predadores, e a negativa é a de ser praga para algumas culturas. Quando as ninfas das cigarras estão no subsolo, sugam a seiva das plantas pelas raízes, provocando ferimentos que servem de porta de entrada para fungos e bactérias causadores de doenças.

Como fazer a moral da história?

Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva. Procure deixá-la de modo que resuma o problema, a solução e o que deve ser aprendido desta. A simples moral de "A Lebre e a Tartaruga", por exemplo, é "Nem sempre quem muito corre é o primeiro a chegar".

Qual é a cigarra e a formiga?

  • A Cigarra e a Formiga é uma das fábulas infantis mais famosas de sempre, continuando bem presente nas nossas memórias. Ela fala sobre uma cigarra preguiçosa e uma formiga esforçada, comparando as suas posturas sobre o trabalho e o futuro.

Qual a rainha das formigas?

  • Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: – No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós. Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas. Leia também: Fábula – A Raposa e as uvas

Quem é o autor dessa fábula?

  • A narrativa costuma ser atribuída a Esopo, autor da Grécia Antiga, mas também foi contada em versos pelo francês La Fontaine e teve inúmeras adaptações, incluindo a do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Como é comum nas fábulas, esta história é protagonizada por dois animais que se comportam de forma bastante semelhante à dos humanos.

Como a cigarra trabalha durante o verão?

  • Durante o verão, a Cigarra quer aproveitar o tempo bom e passa os dias cantando. Enquanto isso, a Formiga trabalha de forma diligente, reunindo alimentos para sobreviver no inverno. Quando chegam os dias de frio e chuva, a Cigarra não tem o que comer e pede à outra para partilhar a comida dela.

Postagens relacionadas: