Qual a causa da fluorose?
Índice
- Qual a causa da fluorose?
- Quais os riscos da fluorose?
- Quem tem fluorose pode usar flúor?
- O que é fluorose tem cura?
- O que é fluorose e como podemos evitá lá?
- Qual o período de maior risco para fluorose dental?
- Qual o período de maior risco de fluorose dental?
- Quais dentes são mais afetados pela fluorose?
- Quem tem fluorose pode fazer clareamento?
- Quais são os impactos da fluorose?
- Quais são os males da fluorose?
- Quais são os sintomas da fluorose dentária?
- Qual é o problema da fluorose infantil?

Qual a causa da fluorose?
A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação. Esta afeção é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatómicos.
Quais os riscos da fluorose?
Nos casos mais graves, a fluorose causa a perda do esmalte e do cálcio presentes nos dentes, ocasionando fraturas e, até mesmo, a queda por completo. Infelizmente, uma vez ocorridas as manchas devido ao excesso de flúor, é impossível eliminá-las por completo.
Quem tem fluorose pode usar flúor?
Assim, quando os dentes de leite caem, seus sucessores automaticamente nascem com esse problema. Portanto, usar creme dental com flúor durante a vida adulta não vai agravar a fluorose, porque esse quadro acontece nas crianças e acompanha o indivíduo nas demais faixas etárias.
O que é fluorose tem cura?
A fluorose dentária não tem cura definitiva, mas existem tratamentos que amenizam o problema e até mesmo eliminam as manchas causadas pela doença. Após o diagnóstico, o dentista cria o plano de tratamento de acordo com a idade do paciente, número de dentes afetados, entre outros problemas.
O que é fluorose e como podemos evitá lá?
Fluorose dentária são manchas, em geral esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Geralmente acomete crianças de 0 a 12 anos em regiões onde a água é fluoretada ou possui nível de fluoreto natural maior que 4mg/L e em trabalhadores da industria de flúor.
Qual o período de maior risco para fluorose dental?
O período de maior risco para a ocorrência de fluorose é até os 6 anos de idade, quando estão se formando as coroas dos dentes anteriores, pois se sabe que o maior problema da fluorose é quanto à estética.
Qual o período de maior risco de fluorose dental?
Nesse sentido, pesquisaram-se crianças que residiam no mesmo local desde o nascimento até os 6 anos de idade, que é o período de risco para a fluorose dentária.
Quais dentes são mais afetados pela fluorose?
Os dentes mais afetados pela fluorose, tanto na arcada superior quanto na inferior foram os pré-molares, seguidos dos segundos molares.
Quem tem fluorose pode fazer clareamento?
Quem tem fluorose pode fazer clareamento? Sim. Dependendo da localização, tamanho e necessidade estética do paciente, é possível realizar o clareamento com acompanhamento rigoroso do dentista.
Quais são os impactos da fluorose?
- Em alguns casos, elas podem ser o resultado da fluorose, uma condição que, se não for tratada, começa a se manifestar na infância e se prolonga durante toda a vida. Porém, os impactos estéticos são apenas um dos prejuízos causados por esse problema bucal.
Quais são os males da fluorose?
- Os males da fluorose são somente estéticos, já que o excesso de flúor não deixa os dentes mais fracos e nem provoca nenhum tipo de complicação para a saúde. De qualquer forma, uma vez manchados, os dentes não voltam naturalmente à sua coloração natural. Por isso é melhor se prevenir e evitar a flurose dentária.
Quais são os sintomas da fluorose dentária?
- Com isso, aparecem manchas na superfície dos dentes, de tons que variam entre o branco e o marrom claro, deixando também o dente mais opaco que o normal. A fluorose dentária tem se tornado um problema cada vez mais comum, principalmente pelo fato de que cerca de 90% dos produtos de higiene bucal hoje em dia contém flúor.
Qual é o problema da fluorose infantil?
- É um problema que se evidencia logo no bebé ou em crianças ( fluorose infantil ), pois é no decorrer desta faixa etária que se dá a formação e desenvolvimento dos primeiros dentes, quer sejam dentes de leite (dentes decíduos), quer sejam dentes definitivos.