Como a fototerapia degrada a bilirrubina?
Índice
- Como a fototerapia degrada a bilirrubina?
- O que a luz faz com a bilirrubina?
- Quando a fototerapia é indicada?
- Quanto de bilirrubina faz fototerapia?
- O que posso fazer para abaixar a bilirrubina?
- Qual o nível de risco da bilirrubina?
- Como avaliar o nível de bilirrubina em adultos?
- Quando o aumento da bilirrubina ocorre durante a gravidez?
- Quais são os altos níveis de bilirrubina no sangue?
- Por que a amamentação diminui a bilirrubina?

Como a fototerapia degrada a bilirrubina?
Ouça em voz altaPausarO principal tratamento é a fototerapia, que consiste na exposição dos mesmos a uma fonte luminosa com intuito de gerar isômeros inativos da bilirrubina, a qual pode ser degradada por luzes de diferentes comprimentos de onda, como: lasers azul (405nm) e verde (532nm) e LEDs azul (405nm), infravermelha (940nm) e vermelha ...
O que a luz faz com a bilirrubina?
Ouça em voz altaPausarA luz ultravioleta ou a luz do sol agem na pele do bebê transformando o excesso de bilirrubina em substâncias mais facilmente captadas pelo fígado.
Quando a fototerapia é indicada?
Ouça em voz altaPausarA fototerapia é principalmente indicada nos casos de icterícia do recém-nascido, também chamado de hiperbilirrubinemia do recém-nascido, em que o bebê apresenta a pele mais amarelada devido ao acúmulo do pigmento bilirrubina.
Quanto de bilirrubina faz fototerapia?
Ouça em voz altaPausarPorém, os pesquisadores que preconizam o esquema terapêutico não são unânimes quanto ao valor de bilirrubina sérica para a indicação de fototerapia: de 5 a 8 mg/dl6 e de 8 a 12 mg/dl1.
O que posso fazer para abaixar a bilirrubina?
Ouça em voz altaPausarComo tratar: a fototerapia com luz fluorescente é útil para reduzir a quantidade de bilirrubina no sangue. Em casos leves, a exposição ao sol pode ser suficiente, mas em casos muito graves, pode ser necessária uma transfusão sanguínea ou uso de medicamentos, como o fenobarbital, para se obter melhores resultados.
Qual o nível de risco da bilirrubina?
Ouça em voz altaPausarO risco de toxicidade pela bilirrubina em RNs a termo com doença hemolítica é reduzido se os níveis são mantidos < 20 mg/dL. Em RNs hígidos sem doença hemolítica, há pouca evidência de desfechos neurológicos com níveis abaixo de 25-30 mg/dL.
Como avaliar o nível de bilirrubina em adultos?
- Avalie o estado de saúde para identificar condições que podem elevar o nível de bilirrubina em adultos. O sistema de produção de bilirrubina pode apresentar problemas em um dentre três momentos: antes, durante e após a produção da substância. Cada um desses problemas pode resultar de um conjunto de condições relacionada:
Quando o aumento da bilirrubina ocorre durante a gravidez?
- No entanto, esta técnica não deve ser utilizada durante a gravidez ou quando o aumento da bilirrubina no recém-nascido é causada por problemas nos rins ou no fígado, em caso de porfiria, albinismo, lúpus eritematoso e pênfigo.
Quais são os altos níveis de bilirrubina no sangue?
- Os altos níveis de bilirrubina no sangue (hiperbilirrubinemia) leva à icterícia (amarelamento da pele e do branco dos olhos), indicando problemas no fígado. Muitos bebês sofrem de icterícia durante a primeira semana de vida. Os adultos também podem apresentar altos níveis de bilirrubina devido a uma doença hepática.
Por que a amamentação diminui a bilirrubina?
- Alimentá-lo com mais frequência aumenta a movimentação intestinal, o que elimina a bilirrubina. Caso o aumento da amamentação não reduza os níveis de bilirrubina, o pediatra poderá indicar fórmulas alimentares ou de leite materno para suplementar a dieta do recém-nascido.