Estou grávida e com endometriose?
Índice
- Estou grávida e com endometriose?
- Quais os riscos de uma gravidez com endometriose?
- Quais os sintomas da endometriose na gravidez?
- É possível engravidar naturalmente com endometriose?
- Quem tem endometriose tem período fértil?
- Como melhorar a endometriose durante a gravidez?
- Quais são os sintomas da endometriose?
- Quem tem endometriose pode engravidar?
- Qual o motivo pelo qual a endometriose pode afetar a fertilidade?

Estou grávida e com endometriose?
Diferente do que se possa pensar, a endometriose não é um impeditivo para seguir normalmente com uma gravidez. É certo que essa inflamação do endométrio pode comprometer a capacidade reprodutiva da mulher, mas a partir do momento que ela consegue engravidar, a gestação segue sem problemas.
Quais os riscos de uma gravidez com endometriose?
Para as mulheres com endometriose que conseguiram engravidar, há um risco maior de gravidez ectópica e aborto espontâneo. Após as 24 semanas de gestação, essas mulheres também apresentam mais chances de sofrer complicações, como hemorragias e parto prematuro.
Quais os sintomas da endometriose na gravidez?
A endometriose é uma condição na qual o tecido que reveste o útero, chamado de endométrio, cresce em outros locais do abdômen, como ovários, bexiga ou intestino, gerando sintomas como dor pélvica intensa, menstruação muito abundante e, em alguns casos, infertilidade.
É possível engravidar naturalmente com endometriose?
Métodos cirúrgicos e tratamentos indicam que, sim, quem tem endometriose pode engravidar. Em 50% dos casos, com a cirurgia de remoção da doença da cavidade abdominal e dos aparelhos reprodutivos quem tem endometriose pode engravidar naturalmente.
Quem tem endometriose tem período fértil?
Para aumentar as chances de engravidar, principalmente quando se tem endometriose, é importante que o casal saiba melhor como funciona o período fértil, especialmente o dia em que ocorre a ovulação, para que assim possam se programar de forma adequada, aumentando as chances de fertilização do óvulo.
Como melhorar a endometriose durante a gravidez?
- Para mulheres que sintam melhoras da endometriose durante a gravidez, é bom saber que esses efeitos benéficos são apenas temporários, e que os sintomas de endometriose podem voltar após a gravidez. No entanto, durante a amamentação também pode ocorrer diminuição dos sintomas, já que inibe a liberação de estrogênio pelos ovários, ...
Quais são os sintomas da endometriose?
- Sintomas de Endometriose O primeiro sintoma da endometriose é a dor pélvica, quase sempre associada ao ciclo menstrual. No entanto, mulheres com endometriose costumam dizer que a dor pélvica, durante o período de menstruação, é muito pior do que o normal e vai aumentando conforme o tempo. Outros sintomas bastante frequentes da doença são:
Quem tem endometriose pode engravidar?
- Quem tem endometriose pode engravidar? A doença é a maior causa de infertilidade feminina, mas tratamentos são capazes de reverter esta condição. CRESCER ouviu especialistas para esclarecer as principais dúvidas sobre o problema Cólica intensa, dor na relação sexual e dificuldade para urinar e evacuar no período menstrual não são normais.
Qual o motivo pelo qual a endometriose pode afetar a fertilidade?
- Mulheres com endometriose nos estágios 1 ou 2 têm um risco menor de ter problemas com a infertilidade do que aquelas com endometriose nos estágios 3 ou 4, mas esse não é um fator determinante para o sucesso ou fracasso do tratamento de fertilidade. Não se sabe exatamente o motivo pelo qual a endometriose pode afetar a fertilidade.