Quais os benefícios da flexibilidade para o nosso corpo?
Índice
- Quais os benefícios da flexibilidade para o nosso corpo?
- Porque algumas pessoas têm flexibilidade?
- O que é flexibilidade das articulações?
- Quais sinais de falta de mobilidade articular?
- O que é flexibilidade e quais são os seus benefícios?
- É bom ter flexibilidade?
- O que é flexibilidade e quando devemos fazer?
- Por que a flexibilidade é importante para o seu corpo?
- Por que o corpo feminino tem mais flexibilidade?
- Por que mais músculos significam menos flexibilidade?
- Como podemos classificar a flexibilidade?

Quais os benefícios da flexibilidade para o nosso corpo?
A importância da flexibilidade
- Previne cardiopatias e outras doenças;
- Produz sensação de rejuvenescimento;
- Melhora as funções respiratórias;
- Retarda a aparição da fadiga e ajuda na recuperação mais rápida.
Porque algumas pessoas têm flexibilidade?
A flexibilidade é um importante componente do condicionamento físico e tem muitos efeitos positivos sobre o corpo. Por exemplo, melhora a mobilidade, a postura, a coordenação muscular e reduz o risco de lesões e dores musculares. Ela até ajuda na “forma” em geral.
O que é flexibilidade das articulações?
Flexibilidade - (Sinônimos - Extensibilidade ou Mobilidade Articular): "É a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento"(BARBANTI,1994, p.
Quais sinais de falta de mobilidade articular?
Alguns sinais de que o idoso está perdendo mobilidade são: quando o idoso perde o equilíbrio, quando ele precisa se segurar em algum familiar para caminhar, se levanta com dificuldade e precisa de apoio e ajuda das mãos.
O que é flexibilidade e quais são os seus benefícios?
Entre os benefícios da flexibilidade para a saúde e a qualidade de vida, podemos citar: aumento do relaxamento muscular (evitando encurtamentos e dores associadas), diminuição do estresse e tensão do dia a dia, aumento da capacidade de reação e adaptação frente a eventos inesperados (evitando quedas, por exemplo), ...
É bom ter flexibilidade?
Além de diminuir o risco de lesões a flexibilidade tem outros benefícios: redução das tensões musculares, melhora da capacidade de coordenação e consciência corporal, aumento da circulação sanguínea local e diminuição do gasto energético.
O que é flexibilidade e quando devemos fazer?
A flexibilidade é uma qualidade física desejada por muitos que pode ser alcançada com a prática de atividade física. Qualidade essa que perdemos ao longo da vida se não desenvolvermos com estímulos frequentes. Muitos alunos desejam desenvolver a flexibilidade para poder executar da melhor forma possível os exercícios.
Por que a flexibilidade é importante para o seu corpo?
- Na realidade existem diversas razões pelas quais a flexibilidade é importante para o seu corpo. Entre muitas destacam-se: Aumento da qualidade e quantidade de movimentos; Diminuição do risco de lesões – aquando a prática de exercício ou sem a mesma; Melhoria da postura corporal; Prevenção de doenças que estejam relacionadas às articulações;
Por que o corpo feminino tem mais flexibilidade?
- O corpo feminino tende a ser mais flexível, o corpo masculino tem mais poder muscular. A flexibilidade em uma articulação não implica necessariamente flexibilidade em outras. Mais músculos significam menos flexibilidade.
Por que mais músculos significam menos flexibilidade?
- Mais músculos significam menos flexibilidade. Tem uma amplitude de movimento mais limitada para todas as articulações, primeiro porque eles não se alongam, e segundo porque músculos abaulados ficam no caminho (lembre-se do Zangief no Street Fighter II).
Como podemos classificar a flexibilidade?
- Agora vamos conhecer as classificações da flexibilidade. Podemos classificar a flexibilidade quanto à sua abrangência e articulações envolvidas. b) Flexibilidade específica: refere-se a um ou alguns movimentos realizados em determinadas articulações (juntas). b) Flexibilidade composta: quando o movimento envolve mais de uma articulação.