adplus-dvertising

Quais são as consequências da cibercondria?

Índice

Quais são as consequências da cibercondria?

Quais são as consequências da cibercondria?

Com efeito, os indivíduos ficam ansiosos sobre sua condição e deprimidos, o que pode ser intensificado pelo uso errôneo de remédios, causando efeitos colaterais como doenças derivadas do estresse e alterando o seu estado emocional.

O que é a cibercondria?

A cibercondria é um novo termo relacionado com a hipocondria, essa “afecção caracterizada por uma grande sensibilidade do sistema nervoso com tristeza habitual e preocupação constante e angustiante pela saúde“.

O que causa a hipocondria digital?

A cibercondria pode levar ao surgimento de sintomas da doença; por isso é preciso ficar atento. Mas o maior risco relacionado à hipocondria digital é a adoção de hábitos nocivos à saúde baseados em tais pesquisas, sendo o pior deles a automedicação.

Como solucionar o problema da cibercondria?

O primeiro passo para evitar que a cibercondria comprometa o diagnóstico e o tratamento é transmitir as informações com clareza e segurança. Muitas vezes, o paciente pesquisa os sintomas na internet, se autodiagnostica e chega ao consultório apenas buscando uma confirmação daquilo que ele acredita ser o problema.

Quais são as consequências da automedicação?

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.

O que é síndrome do toque fantasma?

Ataques repetidos de pânico, caracterizados por palpitação, tremores, sensação de sufocamento, medo repentino e até dor ou desconforto no peito podem ser sinais de síndrome do pânico, doença séria que precisa ser tratada.

O que é Cibercondria na sociedade brasileira?

A Cibercondria ou Hipocondria digital é uma doença psicológica caracterizada pela obsessão dos indivíduos com o seu estado de saúde, que faz com que eles consultem, através da internet, seus sintomas para chegar a um diagnóstico.

Qual é o significado de nomofobia?

“Nomo”, por outro lado, é uma abreviação do termo em inglês “No Mobile”, que significa “Sem Aparelho Móvel”. Sendo assim, nomofobia é “medo de ficar sem aparelho móvel”, sem celular, tablet ou mesmo computadores.

O que quer dizer hipocondríaco?

Trata-se de uma patologia na qual a pessoa acredita que possui uma doença, geralmente séria, mesmo sem nenhuma evidência médica. O hipocondríaco tem o costume de procurar médicos e fazer exames rotineiramente, além de possuir um medo excessivo da morte.

O que é náusea Digital?

Náusea Digital ou Ciberdoença O fato de várias pessoas reclamarem de uma sensação de desorientação e vertigem ao entrarem em contato com o mundo virtual deu origem à denominada “Náusea Digital”, ou “Ciberdoença” do inglês “Cybersickness”.

Por que a cibercondria é um problema?

  • Porque é a cibercondria um problema? Para um paciente, a ansiedade sobre a saúde pode tornar-se um processo cíclico. Por exemplo, a preocupação sobre os sintomas de uma situação grave pode levar a que alguém se torne muito mais consciente sobre pequenos sintomas (normalmente sem consequências) quando estes ocorrem.

Qual a melhor condição para a cibercondria?

  • Porém, o acesso a informação muito detalhada sobre doenças, algumas delas com gravidade, mas também raras, pode agravar o estado das pessoas com alguma propensão para a ansiedade sobre saúde e dar lugar a uma nova condição: a cibercondria.

Será que a cibercondria é apenas uma conexão de banda larga?

  • A cibercondria é apenas uma hipocondria com conexão banda larga. “A Internet pode exarcebar os sentimentos existentes de hipocondria e]

Como os médicos estavam a lidar com a cibercondria?

  • Em 2001, a BBC reportou que os médicos estavam a lidar com uma nova condição chamada cibercondria ou “síndrome da pesquisa na internet”.

Postagens relacionadas: