O que causa a estenose renal?
Índice
- O que causa a estenose renal?
- Qual o mecanismo do aumento da pressão arterial em pacientes com estenose da artéria renal?
- O que a estenose?
- O que é stent renal?
- Como avaliar estenose de artéria renal?
- O que é hipertensão arterial refratária?
- Qual o tratamento para glomerulonefrite?
- Qual o tratamento adequado para a estenose da artéria renal?
- Quais são as opções de tratamento da artéria renal?
- Quais são os tratamentos para a doença renal?
- Qual a função da auto-regulação renal?

O que causa a estenose renal?
A oclusão da artéria renal corresponde à interrupção completa do fluxo sanguíneo de uma ou ambas as artérias renais principais ou de seus ramos. A estenose e a oclusão geralmente são decorrentes de tromboembolia, aterosclerose, ou displasia fibromuscular.
Qual o mecanismo do aumento da pressão arterial em pacientes com estenose da artéria renal?
Estenose (> 70%) ou oclusão de uma artéria renal pode causar hipertensão pela estimulação da liberação da renina das células justaglomerulares do rim comprometido. Cerca de 80% dos casos são provocados por aterosclerose e 20% por displasia fibromuscular.
O que a estenose?
Em termos médicos, estenose se refere a um estreitamento ou constrição de um duto ou passagem.
O que é stent renal?
A Angioplastia com implante de Stent (endoprótese) apresenta-se como ferramenta importante na revascularização da artéria renal, principalmente em situações como: Hipertensão resistente ao tratamento ou de dificil controle, Edema pulmonar recorrente, e com vistas a preservação da função renal em casos de estenose renal ...
Como avaliar estenose de artéria renal?
Os principais critérios para o diagnóstico de estenose da artéria re- nal, estudando-se a curva de veloci- dade do fluxo no tronco da artéria, são: 1 – Pico de velocidade do fluxo renal ≥ 180 cm/s. 2 – Relação dos picos de velocidade na artéria renal e na aorta (relação AR/Ao) ≥ 3,0.
O que é hipertensão arterial refratária?
A hipertensão arterial refratária (HAR) é definida como pressão arterial (PA) que permanece acima da meta apesar do uso de três classes de fármacos anti-hipertensivos e em doses eficazes, incluindo um diurético1.
Qual o tratamento para glomerulonefrite?
Não existe um tratamento específico disponível para a maioria dos casos de glomerulonefrite aguda. O distúrbio que causa a glomerulonefrite é tratado quando possível. Pode ser necessário seguir uma dieta baixa em proteínas e sódio até que a função renal seja restabelecida.
Qual o tratamento adequado para a estenose da artéria renal?
- Testes como o ecodoppler de artérias renais, a tomografia computadorizada, ressonância magnética, exames de sangue ou mesmo uma arteriografia (“cateterismo”) podem ser necessários durante a investigação. Existem três tipos de tratamento para a estenose da artéria renal: o tratamento medicamentoso, a angioplastia (“ por cateterismo”) e a cirurgia.
Quais são as opções de tratamento da artéria renal?
- As opções de tratamento cirúrgico da artéria renal incluem procedimentos que removem a placa que causa a obstrução de fluxo ou criam um “desvio” para o fluxo de sangue através de ponte, seja ela de safena ou de material sintético. Essas abdordagens exigem a exploração do abdome, com pós-operatório comum às grandes cirurgias abdominais.
Quais são os tratamentos para a doença renal?
- Tratamento para a Doença Arterial Renal Existem três tipos de tratamento para a estenose da artéria renal: o tratamento medicamentoso, a angioplastia (“ por cateterismo”) e a cirurgia. Devido aos bons resultados e relativa facilidade técnica da angioplastia, atualmente a cirurgia convencional é pouco realizada.
Qual a função da auto-regulação renal?
- Uma importante característica da circulação renal é a habilidade de manter o fluxo sanguíneo renal e a TFG dentro de estreitos limites , mesmo que a pressão arterial varie. A essa estabilidade dá-se o nome de auto-regulação Renal. Dois mecanismos básicos coordenam a auto-regulação renal: