Qual a função da Lagoa da Pampulha?
Índice
- Qual a função da Lagoa da Pampulha?
- Como foi feita a Lagoa da Pampulha?
- Quando foi construída a Lagoa da Pampulha?
- Quantos anos tem a Lagoa da Pampulha?
- Qual seria a causa da eutrofização na Lagoa da Pampulha?
- Como despoluir a Lagoa da Pampulha?
- Quantos quilômetros tem a orla da Lagoa da Pampulha?
- Qual a distância da lagoa da Pampulha?
- Quantos hectares tem a Lagoa da Pampulha?
- Qual a área da Lagoa da Pampulha?
- Quem é o Museu da Pampulha?
- Qual a importância do Conjunto Arquitetônico da Pampulha em BH?

Qual a função da Lagoa da Pampulha?
A Lagoa da Pampulha nasceu no coração de Juscelino Kubistchek para ser uma atração turística, de lazer, e cultura e local de conservação e preservação ambiental para várias espécies tanto da fauna como da flora, mas infelizmente com o decorrer das décadas vem se tornando um grande impacto ambiental.
Como foi feita a Lagoa da Pampulha?
A lagoa não é uma formação natural Terminada no início de 1943, quando o prefeito da capital era Juscelino Kubitscheck, a lagoa foi artificialmente construída com o represamento de um ribeirão que cortava a região. Faz parte da Bacia do Rio das Velhas, que, por sua vez, integra a do Rio São Francisco.
Quando foi construída a Lagoa da Pampulha?
A lagoa artificial foi criada na segunda metade dos anos 30 pelo então prefeito Otacílio Negrão de Lima para sanar os problemas de abastecimento de água da cidade.
Quantos anos tem a Lagoa da Pampulha?
Anualmente é disputada a Volta Internacional da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, que contorna a lagoa. Também na virada do ano acontece o maior show de fogos do Estado, reunindo cerca de 300 mil pessoas no entorno....
Pampulha | |
---|---|
Bairro do Brasil | |
História | |
Criado em | 1943 (78 anos) |
Características geográficas |
Qual seria a causa da eutrofização na Lagoa da Pampulha?
O esgoto doméstico contém substâncias que alimentam as algas e as bactérias presentes na água, principais responsáveis pelo processo de eutrofização - aumento excessivo de microorganismos que causam a diminuição do oxigênio da água.
Como despoluir a Lagoa da Pampulha?
Atualmente, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza três ações para despoluir a lagoa: a limpeza diária do espelho d'água, o desassoreamento e o tratamento da qualidade da água.
Quantos quilômetros tem a orla da Lagoa da Pampulha?
18 quilômetros A Lagoa da Pampulha, com 18 quilômetros de extensão, representa um belo cenário para diversas atividades como: caminhada, ciclismo, competições internacionais, queima de fogos, também é palco de grandes eventos esportivos como a Volta Internacional da Pampulha, entre outras competições nacionais e internacionais.
Qual a distância da lagoa da Pampulha?
18 km Otacílio Negrão de Lima e a Alameda dos Flamboyants (no lado da Lagoa virado para o Mineirão). Do local, você verá o entardecer com a Igreja de São Francisco. A volta completa na Pampulha tem 18 km de extensão. Percorrer tudo a pé é tarefa árdua e cansativa.
Quantos hectares tem a Lagoa da Pampulha?
196,8 hectares Atualmente, a lagoa da Pampulha ocupa uma área de 196,8 hectares.
Qual a área da Lagoa da Pampulha?
- Possui área de 97,91 km², dividida entre os municípios de Belo Horizonte e Contagem. Os principais afluentes do ribeirão Pampulha, onde foi construído o reservatório, são os córregos Sarandi e Ressaca. A profundidade máxima medida na lagoa da Pampulha em 2007 foi de 16,17 m, nas proximidades da barragem.
Quem é o Museu da Pampulha?
- Composto pela Igreja de São Francisco de Assis, Iate Tênis Clube, Casa do Baile e Museu de Arte da Pampulha foi inaugurado em 1943 e tornou-se Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, em 2016. Conhecida também como Igrejinha da Pampulha, foi o último prédio a ser erguido no complexo.
Qual a importância do Conjunto Arquitetônico da Pampulha em BH?
- Declarado recentemente pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha é a grande atração de Belo Horizonte. Unanimidade entre moradores e visitantes, a Lagoa da Pampulha e todos os prédios que compõem a obra são mesmo imperdíveis e devem ser vistos como prioritários em uma visita a BH.