O que é a disgrafia?
Índice
- O que é a disgrafia?
- O que é disgrafia e quais os sintomas?
- Qual é a causa da disgrafia?
- Quais as características da disgrafia?
- Como tratar disgrafia em adulto?
- Quais são os sintomas da disortografia?
- Como detectar a disgrafia?
- Qual a origem da disgrafia?
- Como identificar as causas da disgrafia?
- Qual a melhor forma de tratar A disgrafia?
- Como ajudar a criança com disgrafia?

O que é a disgrafia?
De acordo com o DSM – V (APA, 2014) a disgrafia é um transtorno específico de aprendizagem com prejuízo na expressão escrita, caracterizada por alteração funcional no componente motor do ato de escrever que afeta a qualidade da escrita caligráfica e, presença de caligrafia deficitária no traçado e forma das letras, ...
O que é disgrafia e quais os sintomas?
Disgrafia é um transtorno da escrita, uma dificuldade motora no ato de escrever, que afeta a qualidade da escrita. A criança com esta dificuldade apresenta uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas proporcionadas, a típica “má letra”.
Qual é a causa da disgrafia?
As causas da disgrafia são: Pobreza nas competências motoras; Instabilidade no temperamento; Deficiência na percepção de imagens, principalmente de letras e palavras.
Quais as características da disgrafia?
A disgrafia é um transtorno de aprendizagem que causa problemas na hora de escrever. É um distúrbio neurológico que pode afetar crianças ou adultos. A principal característica é uma caligrafia ilegível, ou seja, fica bastante difícil de ler o que a pessoa escreveu.
Como tratar disgrafia em adulto?
Como tratar – Assim como em outros transtornos de aprendizagem, o tratamento da disgrafia é multidisciplinar e envolve neurologistas, psicopedadogos, fonoaudiólogos e terapeutas. Medicamentos só são indicados quando existem outros transtornos envolvidos, como déficit de atenção (DDA) ou hiperatividade.
Quais são os sintomas da disortografia?
Os principais sinais são erros gramaticais e de pontuação frequentes, caligrafia irregular e falta de clareza na produção escrita das ideias.
Como detectar a disgrafia?
Avalia-se o grafismo da criança tendo em conta os aspectos da página, a inaptidão, a regularidade das letras, os espaçamentos, os erros de forma e a proporção dos mesmos. Deve-se ainda observar a postura, inclinação da folha e a forma como a criança agarra no lápis ou caneta.
Qual a origem da disgrafia?
- Disgrafia é o transtorno da escrita, de origens funcionais. Disgrafia surge nas crianças com adequado desenvolvimento emocional e afectivo, onde não existem problemas de lesão cerebral, alterações sensoriais ou história de ensino deficiente do grafismo da escrita.
Como identificar as causas da disgrafia?
- Identificar as causas da disgrafia pode ser complexo, pois os fatores que a determinam são diversos: Causas Maturativas – relacionadas com alterações da lateralidade e da eficiência psicomotora (motricidade e equilíbrio).
Qual a melhor forma de tratar A disgrafia?
- Qual a melhor forma de tratar a Disgrafia? O primeiro passo para ajudar uma criança com disgrafia é estabelecer um relacionamento genuíno, assegurando que se sente segura e apoiada. Tanto em casa como na escola, algumas estratégias podem ajudar a criança com disgrafia a melhorar a sua escrita, trabalhando o desenvolvimento psicomotor e o grafismo:
Como ajudar a criança com disgrafia?
- Tanto em casa como na escola, algumas estratégias podem ajudar a criança com disgrafia a melhorar a sua escrita, trabalhando o desenvolvimento psicomotor e o grafismo: Fazer exercícios para trabalhar a forma, tamanho, inclinação das letras, o aspeto do texto, a inclinação da folha e a manutenção das margens e das linhas;