adplus-dvertising

Como usar uma guia de umbanda?

Índice

Como usar uma guia de umbanda?

Como usar uma guia de umbanda?

A guia de proteção pode ser usada em tempo integral sem necessidade de que seja exposta. Caso não seja possível utilizá-la no pescoço por razões profissionais ou pessoais, pode-se fazer um saquinho branco pequeno para colocar a guia (como um patuá) e carregá-la na bolsa, carteira ou bolso.

Como usar a guia?

No livro Manual Doutrinário, Ritualístico e Comportamental Umbandista, Pai Rubens Saraceni dá algumas orientações de uso desse elemento:

  1. devem ser cuidadas com respeito e carinho.
  2. passar por defumação no início do trabalho.
  3. deve ser usada por médiuns mais experientes, bem preparados ou quando pedidas pelas entidades.

Como fazer uma guia de proteção?

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

Como se cruza uma guia?

Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria, enquanto cruza (fazer o sinal da cruz) por cima do recipiente que contém a guia. Deixe a vela queimar totalmente, retire a guia do recipiente depois de 12 horas e então deixe secar naturalmente. Após isso pode ser usada normalmente.

Para que serve as guias de umbanda?

Portanto, as guias e os fios de contas são emblemas importantes das religiões afro-brasileiras, usados como instrumentos religiosos, que fazem elo entre a matéria e o divino, permitindo assim uma maior comunicação espiritual com o Orixá ou Entidade.

Como limpar as guias na Umbanda?

As guias devem ser lavadas com águas dos pontos de força da natureza a depender do Orixá correspondente.

Para que usar guia?

-serve como instrumento de tratamento, -serve como material de trabalho das Entidades, atraindo ou emitindo energias e etc. As guias devem ser confeccionadas com produtos naturais, pois são imantáveis e condutores de energias.

O que é cruzar a guia?

Geralmente esses colares usados no corpo de forma cruzada, possuem uma polarização energética ou forma pólos complementares, por exemplo, os guias geralmente usam colares cruzados amarelo (Mãe Iansã) de um lado e vermelho (Pai Ogum) de outro, dois campos que se complementam e trabalham em conjunto, poderia ser Marron ( ...

Como fazer uma guia de Exú?

Comece a fazer sua guia de proteção dando um nó na ponta do barbante ou cordão de náilon. Lembre-se de deixar um espaço a mais sem contas e vá colocando-as até que sua guia fique de um tamanho que você gosta. Se a entidade pedir que se use mais de uma cor, intercale sete contas de cada uma, até que fique pronto.

O que é firma de guia?

O fio de contas é fechado com Isiro ikasi (uma conta especial), que aqui no Brasil ficou conhecida como "firma", justamente por fechar ou firmar o colar. Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso.

Postagens relacionadas: