O que é Revolta da Vacina revela?
Índice
- O que é Revolta da Vacina revela?
- Qual foi o motivo para a Revolta da Vacina?
- Como a população reagiu a Revolta da Vacina?
- Como ocorreu a modernidade no Rio de Janeiro e o que foi a Revolta da Vacina?
- Como era a cidade do Rio de Janeiro durante a revolta?
- Quais as causas e consequências da revolta da vacina?
- Quem era o presidente durante a revolta da vacina?
- Que médico esteve à frente das ações que determinaram a vacinação obrigatória da população?
- O que foi a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro?

O que é Revolta da Vacina revela?
A Revolta da Vacina constituiu-se como uma revolta popular que se iniciou no Rio de Janeiro, no dia 10 de novembro de 1904, tendo como causa principal a insatisfação do povo com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, imposta pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz.
Qual foi o motivo para a Revolta da Vacina?
A Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos.
Como a população reagiu a Revolta da Vacina?
Em 16 de novembro de 1904 a revolta foi sufocada pela polícia. O saldo da agitação que sacudiu as ruas do Rio de Janeiro foi trágico. Cerca de 110 feridos e 30 pessoas mortas. A ação policial resultou na prisão de 945 pessoas, das quais 461 foram deportadas para o Acre.
Como ocorreu a modernidade no Rio de Janeiro e o que foi a Revolta da Vacina?
A Revolta da Vacina aconteceu no Rio de Janeiro, quando ainda era capital do Brasil, entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. O povo insatisfeito protestou contra a Lei da Vacinação Obrigatória e também contra os serviços públicos prestados. A anti-varíola foi a vacina responsável por essa revolta.
Como era a cidade do Rio de Janeiro durante a revolta?
O Rio de Janeiro, na passagem do século XIX para o século XX, era ainda uma cidade de ruas estreitas e sujas, saneamento precário e foco de doenças como febre amarela, varíola, tuberculose e peste.
Quais as causas e consequências da revolta da vacina?
- A principal causa foi a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, realizada pelo governo brasileiro e comandada pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A grande maioria da população, formada por pessoas pobres e desinformadas, não conheciam o funcionamento de uma vacina e seus efeitos positivos.
Quem era o presidente durante a revolta da vacina?
No intuito de modernizar a cidade e controlar tais epidemias, o presidente Rodrigues Alves iniciou uma série de reformas urbanas e sanitárias que mudaram a geografia da cidade e o cotidiano de sua população.
Que médico esteve à frente das ações que determinaram a vacinação obrigatória da população?
Ao médico Oswaldo Cruz, que assumiu a Diretoria Geral de Saúde Pública em 1903, coube a campanha de saneamento da cidade, que visava erradicar a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Com este intuito, em junho de 1904, o governo fez uma proposta de lei que tornava obrigatória a vacinação da população.
O que foi a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro?
A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola, ocorrida no Rio de Janeiro, em novembro de 1904.