O que a Justiça comum julgar?
Índice
- O que a Justiça comum julgar?
- Qual a competência da Justiça Comum Estadual?
- Quais são as competências do Poder Judiciário?
- Qual a competência da Justiça Comum Federal?
- Qual a diferença entre Justiça Estadual e Federal?
- Como a Constituição estabelece a competência da Justiça Estadual?
- Qual a diferença de justiça comum para Justiça Federal?
- Quais são as justiças especializadas no Brasil?
- Qual a competência da Justiça Federal para julgar?
- Qual a diferença entre a justiça comum e a justiça especializada?
- Qual a competência da justiça comum para o julgamento de causas trabalhistas?
- Qual a jurisdição da Justiça Especial?

O que a Justiça comum julgar?
A ela compete julgar conflitos individuais e coletivos entre trabalhadores e patrões, incluindo aqueles que envolvam entes de direito público externo e a administração pública direta e indireta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Qual a competência da Justiça Comum Estadual?
A Justiça Estadual, integrante da Justiça comum (junto com a Justiça Federal), é responsável por julgar matérias que não sejam da competência dos demais segmentos do Judiciário – Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar. ... De acordo com a Constituição, cada estado tem a atribuição de organizar a sua Justiça Estadual.
Quais são as competências do Poder Judiciário?
O poder judiciário é aquele responsável por interpretar e julgar as causas. Seu funcionamento se dá por meio de instâncias. ... Além dos recursos, cabe às instâncias superiores, em decorrência de sua competência originária, apreciar ações em razão da matéria ou dos cargos ocupados pelos envolvidos.
Qual a competência da Justiça Comum Federal?
Em resumo, a Justiça Federal é competente para processar e julgar as causas cíveis em que a União, suas entidades autárquicas e empresas públicas federais figurem como interessadas na condição de autoras ou rés, além de outras questões de interesse da Federação previstas na Constituição Federal.
Qual a diferença entre Justiça Estadual e Federal?
A Justiça Federal tem a sua competência prevista no art. 109 da Constituição Federal. Por sua vez, a Justiça Estadual tem competência residual, isto é, apenas será competente quando não se tratar de fato sujeito à Justiça Especial (Justiça Militar ou Justiça Eleitoral) ou à Justiça Federal.
Como a Constituição estabelece a competência da Justiça Estadual?
Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos nesta Constituição. § 1º A competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Tribunal de Justiça.
Qual a diferença de justiça comum para Justiça Federal?
A Justiça Comum é aquela constituída pela Justiça Federal e Estadual. ... A Justiça Federal também é formada pelos juízes e juizados federais. A Justiça Estadual é composta por 27 Tribunais de Justiça dos estados, ou seja, cada unidade da federação possui o seu.
Quais são as justiças especializadas no Brasil?
Justiça Especializada. Além da Justiça Comum, que aprecia causas diversas, o Poder Judiciário brasileiro dispõe de estruturas judiciais específicas para lidar com questões afetas aos ramos eleitoral, trabalhista e militar. São eles a Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho e a Justiça Militar.
Qual a competência da Justiça Federal para julgar?
- À Justiça Federal compete julgar, conforme estabelece o artigo 109 da Constituição de 1988, as causas que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho.
Qual a diferença entre a justiça comum e a justiça especializada?
- Estes órgão estão inseridos tanto na Justiça Comum quanto na Justiça Especializada, porém, nem todos sabem o que realmente isso significa e quais as suas diferenças. A Justiça Comum é aquela constituída pela Justiça Federal e Estadual.
Qual a competência da justiça comum para o julgamento de causas trabalhistas?
- Compete à Justiça comum o julgamento de causas instauradas entre o poder público e servidor a ele vinculado por relação jurídico-administrativa, tendo em vista a natureza estatutária do vínculo estabelecido, não cabendo à Justiça trabalhista nem sequer discutir a legalidade da relação administrativa.
Qual a jurisdição da Justiça Especial?
- A Justiça Especial é um tipo de jurisdição que, por causa das suas especificidades, é disciplinada por leis processuais próprias e julgadas por um ramo do Judiciário específico para tais questões. Portanto, a Justiça Especial é constituída pela Justiça Eleitoral, do Trabalho e Militar (da União e dos Estados).