O que a BNCC fala sobre a afetividade?
Índice
- O que a BNCC fala sobre a afetividade?
- O que a BNCC fala sobre educação socioemocional?
- O que diz Paulo Freire sobre a afetividade?
- O que é a pedagogia do Afeto?
- Qual o objetivo de trabalhar a afetividade na educação infantil?
- Qual a relação entre a ludicidade e a afetividade?
- Quais as habilidades socioemocionais da BNCC?
- Quais são os teóricos que falam sobre afetividade?
- O que é afetividade na educação?
- Quais são as habilidades da BNCC?
- Como é perceptível a BNCC e suas diretrizes?
- Quais são os objetivos da BNCC?
- Qual é a produção da BNCC?

O que a BNCC fala sobre a afetividade?
O objetivo da pedagogia afetiva dialoga muito bem com uma das metas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo a BNCC: ... Na Pedagogia Afetiva, as transformações sociais são motivadas e impulsionadas pela afetividade. Logo, há um carinho pelo mundo e por tudo que está envolvido nele.
O que a BNCC fala sobre educação socioemocional?
Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying. ... Na BNCC, as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais. Portanto, no Brasil, até 2020, todas as escolas deverão contemplar as competências socioemocionais em seus currículos.
O que diz Paulo Freire sobre a afetividade?
Segundo Freire (1996, p. 141), “a afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade”, mas é preciso tomar cuidado tanto com a falta de afeto como com afetos desordenados que podem descontrolar os verdadeiros sentimentos.
O que é a pedagogia do Afeto?
O objetivo da Pedagogia do afeto é olhar de uma maneira mais humana para o aluno, deixando de lado as formas que a pedagogia tradicional ou tecnicista exerce nos seus métodos de ensino. ... É notório reconhecer e presenciar a mudança no comportamento de alunos e professores, quando a pedagogia do afeto é aplicada.
Qual o objetivo de trabalhar a afetividade na educação infantil?
A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem.
Qual a relação entre a ludicidade e a afetividade?
Na abordagem psicanalítica, a afetividade é a ludicidade apresentam-se como dupla necessária no processo ensino aprendizagem, mas, para tanto há necessidade de transferência sem a transferência a conexão professor aluno torna-se mais complexa Pudemos perceber que a contribuição da psicanalise no processo pedagógico, é ...
Quais as habilidades socioemocionais da BNCC?
Finalmente, vamos ao que interessa: quais são e para que servem as 10 competências da BNCC.
- 1 Conhecimento. ...
- 2 Pensamento científico, crítico e criativo. ...
- 3 Repertório cultural. ...
- 4 Comunicação. ...
- 5 Cultura digital. ...
- 6 Trabalho e projeto de vida. ...
- 7 Argumentação. ...
- 8 Autoconhecimento e autocuidado.
Quais são os teóricos que falam sobre afetividade?
Grandes estudiosos, como Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), já atribuíam importância à afetividade no processo evolutivo, mas foi o educador francês Henri Wallon (1879-1962) que se aprofundou na questão.
O que é afetividade na educação?
O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A Afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.
Quais são as habilidades da BNCC?
- Em Ciências da Natureza, a BNCC já prevê várias habilidades nas quais entram o aprendizado sobre o uso adequado dos recursos naturais e a preocupação com a sustentabilidade. Cabe ao docente reforçar iniciativas possíveis para o aluno incorporar em seu cotidiano comportamentos responsáveis em relação ao meio ambiente.
Como é perceptível a BNCC e suas diretrizes?
- Dessa maneira, é perceptível que a BNCC e suas diretrizes possuem um cuidado maior com a formação integral dos estudantes, além de focar apenas em competências voltadas para o desenvolvimento intelectual/cognitivo e o mercado de trabalho.
Quais são os objetivos da BNCC?
- Ou seja, de acordo com a BNCC, é essencial que os estudantes sejam capazes de: – Respeitar e expressar sentimentos e emoções, atuando com progressiva autonomia emocional; – Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros;
Qual é a produção da BNCC?
- Portanto, é deste e para este lugar que trazemos nossas reflexões sobre o documento. A produção da BNCC está situada no contexto amplo de políticas públicas educacionais bem como de discussões sobre a definição do que se deve ensinar na educação básica. Consequentemente, ao abordarmos essa questão,