O que é o discurso para Pêcheux?
Índice
- O que é o discurso para Pêcheux?
- Qual o objeto de estudo da Análise do Discurso?
- O que significa interpelado pela ideologia?
- O que é o sujeito do discurso?
- O que é o discurso?
- Quais são os conceitos da Análise do Discurso?
- Como analisar o discurso de um texto?
- Quais são os elementos da Análise do Discurso?
- O que significa sujeito Assujeitado?
- Qual é o espaço em que o sujeito pode tomar posição dentro do discurso?
- Como o discurso é definido?
- Quais são os conceitos da análise do discurso?
- Qual é a ordem de discursos?

O que é o discurso para Pêcheux?
Por tratar-se de uma materialidade linguística e histórica, o discurso é o observatório das relações entre língua e ideologia. O discurso é material simbólico, é janela para o estudo do funcionamento dos mecanismos de produção de sentidos, é confronto do simbólico com a ideologia.
Qual o objeto de estudo da Análise do Discurso?
A Análise do Discurso é uma prática da linguística no campo da Comunicação, e consiste em analisar a estrutura de um texto e a partir disto compreender as construções ideológicas presentes no mesmo.
O que significa interpelado pela ideologia?
O sujeito, pela interpelação, se identifica com a formação discursiva na qual está inserido e, tendo a ideologia apagado seu funcionamento, agindo como se não estivesse, o sujeito tem sua realidade criada por ela, mas funciona a partir da ilusão de ser a origem daquilo que diz e daquilo que é.
O que é o sujeito do discurso?
O sujeito do discurso, assim, tem uma materialidade linguística, e, portanto, é fruto de um entremeio entre movimentos metafóricos e metonímicos, paráfrase e polissemia, ele significa e é significado em determinadas condições pelo viés do interdiscurso, que sustenta seu dizer.
O que é o discurso?
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
Quais são os conceitos da Análise do Discurso?
Análise do discurso é um campo da linguística e da comunicação especializado em analisar o uso das línguas naturais, particularmente a maneira como ocorrem as construções ideológicas em um texto. É frequentemente utilizada para analisar textos da mídia e as ideologias que os produzem.
Como analisar o discurso de um texto?
Na análise do discurso subjacente a um texto, podemos observar as projeções da enunciação no enunciado; os recursos de persuasão utilizados para criar a “verdade” do texto (relação enunciador/enunciatário) e os temas e figuras utilizados.
Quais são os elementos da Análise do Discurso?
Para a Análise do Discurso (AD), o objeto de estudo é o discurso. ... São esses elementos que fazem do discurso um objeto de análise e estudo, ou seja, são os elementos constitutivos do discurso, como a ideologia, os efeitos de sentido, a memória discursiva, as condições de produção, o sujeito etc.
O que significa sujeito Assujeitado?
Há um princípio na análise de discurso que afirma que “o indivíduo é interpelado em sujeito pela ideologia”. É desse modo que a análise de discurso trata do assujeitamento, ou seja, do fato de que o sujeito está sujeito à (língua) para ser sujeito da (língua). Esta é sua ambigüidade constitutiva.
Qual é o espaço em que o sujeito pode tomar posição dentro do discurso?
- O saber também é o espaço em que o sujeito pode tomar posição para agir dentro do discurso.
Como o discurso é definido?
- O discurso é definido como efeito de sentidos entre locutores, um objeto sócio-histórico no qual a Lingüística está pressuposta. Pêcheux critica a evidência do sentido e o sujeito intencional como origem do sentido.
Quais são os conceitos da análise do discurso?
- A Análise do Discurso possui dois conceitos principais: discurso e texto. O primeiro é a prática social de produção de textos, enquanto o segundo é o produto da atividade discursiva, o objeto empírico, a construção sobre a qual se debruça o analista para buscar, em sua superfície, as marcas que guiam a investigação científica.
Qual é a ordem de discursos?
- Ordem de discursos: conjunto ou série de tipos de discursos, definido socialmente ( Michel Foucault) ou temporalmente ( Norman Fairclough ), a partir de uma origem comum.