adplus-dvertising

O que Pode-se dizer sobre o barroco brasileiro?

Índice

O que Pode-se dizer sobre o barroco brasileiro?

O que Pode-se dizer sobre o barroco brasileiro?

Barroco no Brasil. Foi o primeiro movimento artístico com expressão no país, ainda no período colonial, a partir da influência dos jesuítas portugueses. Ou seja, o barroco brasileiro está diretamente relacionado com o português.

O que podemos dizer sobre o barroco?

O Barroco foi um estilo artístico nascido na Itália no século XVI que se espalhou pelos países da Europa e pela América Latina. Caracterizado pela dualidade entre o antropocentrismo e teocentrismo, o Barroco permaneceu vivo no mundo das artes até as primeiras décadas do século XVIII.

Pode-se dizer quanto ao barroco que?

Pode se dizer que a arte barroca foi essência funcional prestando se muito bem aos fins a que foi posta a servir : Além de sua função puramente decorativa facilitava a obsorcao da doutrina católica e dos costumes tradicionais .

Qual a influência do estilo barroco na arte?

  • O estilo barroco influenciou as várias faces da arte, como a música, a literatura, a arquitetura, as artes plásticas, etc. No entanto, entre os campos em que teve maior representação, assim como na arquitetura, destaca-se a pintura e a literatura.

Quando nasceu o movimento barroco?

  • Em 1480, a inquisição ameaçava a liberdade de pensamento na Espanha e em Portugal a partir de 1536. Em um clima de austeridade e repressão, que por sua vez, foi a base para o desenvolvimento do movimento Barroco. Desta forma, o Barroco foi concebido como uma arte eclesiástica para propagar a fé católica.

Quem são os principais autores barrocos do Brasil?

  • Na literatura, os principais autores barrocos do Brasil são Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira. Se quiser saber mais sobre como foi esse movimento literário aqui, leia: Barroco no Brasil.

Quando surgiram as primeiras manifestações do Barroco?

  • No Brasil as primeiras manifestações do Barroco, surgiram na Bahia durante o ciclo do complexo açucareiro no século XVII, onde os artistas brasileiros nascidos no período colonial, adaptavam um estética europeia a realidade brasileira.

Postagens relacionadas: