O que Platão entendia como bem comum?

O que Platão entendia como bem comum?
Na filosofia platônica o "bem-comum é, assim, sempre, o bem máximo de cada ser humano, mas em integração sinfonial como o bem máximo, possível e real, de todos os outros, em acto, em cada instante”, sendo esse o "fundamento metafísico da dimensão política da realidade humana.
Por que Platão é importante para a história da filosofia?
- Muito importante para a história da filosofia, Platão é responsável por termos acesso ao pensamento de diversos filósofos da Grécia antiga, como Sócrates, seu mestre, Heráclito, Parmenides e Pitágoras. Platão foi ainda o introdutor do método de diálogo em filosofia e com sua obra A República fundou a filosofia política ocidental. ...
Qual o objetivo de Platão?
- Um dos objetivos de Platão era justamente a formação crítica do pensamento político, formar cidadãos políticos que pudessem lutar por um governo justo. Ele não estava nada feliz com a democracia em Atenas e era um opositor obstinado do governo.
Quais são os diálogos de Platão?
- Os personagens dos diálogos de Platão tratam de diversos temas em praticamente todas as áreas da vida, privada ou pública, entre os principais temas encontramos, a política, arte, religião, justiça, medicina, vício e virtude, crime e castigo, sofrimento e prazer, sexualidade e a natureza humana, amor e sabedoria, entre outros.
Qual a finalidade da ética para Platão?
- Além disso, precisamos entender que com relação à ética para Platão, ela tem a finalidade de levar o homem a se voltar para o bem. Em outras palavras, o ser humano deveria buscar aquilo que engrandece a sua alma e abrir mão das coisas materiais ou dos prazeres. Interessante não?