adplus-dvertising

Quais as teses defendidas por Aristóteles em relação as formas de governo?

Índice

Quais as teses defendidas por Aristóteles em relação as formas de governo?

Quais as teses defendidas por Aristóteles em relação as formas de governo?

IV - ARISTÓTELES (3 a.C.) ... A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más). Diverge, porém, no que se refere aos critérios e às causas das suas transformações.

Quais são as formas impuras de governo?

Formas impuras de Governo (governo para o bem individual ou de um grupo): Tirania - Governo de um só para o seu interesse ou de um grupo familiar. Oligarquia - Governo de poucos para seu interesse ou de um grupo social. Politeia - Governo exercido pela maioria para oprimir a minoria.

Quais são as teses políticas de Platão e Aristóteles?

  • Entre os pontos convergentes das teses políticas de Platão e Aristóteles podemos destacar o fato de ambos aceitarem que uma sociedade dividida em estamentos (em que cada indivíduo exerce da melhor maneira possível aquilo que lhe é determinado pela sua natureza) é uma sociedade justa.

Quais são os regimes de Aristóteles?

  • Em sua obra “ Política ”, Aristóteles distingue regimes políticos e formas ou modos de governo. O primeiro termo refere-se ao critério que separa quem governa e o número de governantes. Temos, pois, três regimes políticos: a monarquia (poder de um só), a oligarquia (poder de alguns poucos) e a democracia (poder de todos).

Qual o objetivo da política de Platão?

  • O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno. Esta seria sua cidade ideal.

Quais os tipos de poder de Aristóteles?

  • Aristóteles distingue três tipos de relação de poder, o poder do pai sobre o filho, do senhor sobre o escravo, do governante sobre o governado. Essas três formas de poder se distinguem entre si com base no tipo de interesse perseguido. Aristóteles justifica a escravidão por considerar que há homens escravos pela sua natureza.

Postagens relacionadas: