O que Nietzsche quer dizer com a seguinte frase Deus está morto?

O que Nietzsche quer dizer com a seguinte frase Deus está morto?
Quando escreveu “Deus está morto”, o filósofo não queria dizer que a entidade divina tinha deixado de existir — e sim questionar se ainda era razoável ter fé em Deus e basear nossas atitudes nisso. Nietzsche propunha que, recusando Deus, podemos também nos livrar de valores que nos são impostos.
Quem é o filósofo de Nietzsche?
- O escritor alemão Heinrich Heine (que Nietzsche admirava) disse antes, Hegel também. Mas foi Nietzsche quem fez disso a sua missão como um filósofo para responder à mudança cultural dramática que a expressão “Deus está morto” descreve. Inscreva-se no nosso Canal de Filosofia no Youtube
Qual é a frase que mais está associada com Nietzsche?
- Esta é a frase que mais do que qualquer outra está associada com Nietzsche. No entanto, há uma ironia aqui, já que Nietzsche não foi o primeiro a chegar a esta expressão. O escritor alemão Heinrich Heine (que Nietzsche admirava) disse antes, Hegel também.
Por que Nietzsche não tem razão para crer em Deus?
- Portanto o ateu, por suas próprias convicções, não possui razão para crer em sua própria razão. Para Nietzsche, a morte de Deus implica o fim do significado, da moralidade e da razão – o que significa que ele vê as implicações da sua descrença com mais clareza do que outros ateus da sua época, como Karl Marx e Sigmund Freud.
Quem disse que Deus está morto?
- O escritor alemão Heinrich Heine (que Nietzsche admirava) disse primeiro. Mas foi Nietzsche quem fez disso a sua missão como um filósofo para responder à mudança cultural dramática que a expressão “Deus está morto” descreve. A frase aparece pela primeira vez no início do Livro Três de A Gaia Ciência (1882).