adplus-dvertising

O que é o bem para Platão é pra Aristóteles?

Índice

O que é o bem para Platão é pra Aristóteles?

O que é o bem para Platão é pra Aristóteles?

Para Platão o Bem está “além” ou separado da essência, enquanto em Aristóteles o Bem é uma categoria da substância, ao menos no que diz respeito à filosofia teorética, visto que em sua filosofia prática há uma outra interpretação.

Como Platão vê o bem?

Platão, em seu texto, procura mostrar a função do bem na função noética, afirmando que o bem não é intelecto, nem seu objeto, mas é “o que transmite a verdade aos objetos cognoscíveis e dá ao sujeito que conhece esse poder”.

O que é o bem e o mal para Platão?

O Bem para Platão, é algo divino, é a beleza, harmonia, verdade. E o Mal não tem essência, e pode-se dizer que não existe, pois como ele não está no mundo das essências, então não existe de verdade.

Quais as diferenças entre o pensamento de Platão e Aristóteles?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como princípios racionais e ideias inatas. ... Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das ideias é através da observação de objetos para após a formulação da ideia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligível.

Qual a posição de Platão no debate sobre a moral e as virtudes?

Para Platão, "toda virtude é conhecimento". Ao homem virtuoso, segundo ele, é dado conhecer o bem e o belo. ... Educar é tão importante para uma ordem política baseada na justiça - como Platão preconizava - que deveria ser tarefa de toda a sociedade.

Qual a maior influência de Platão para a posteridade?

  • A noção de idealismo pode ser considerada como a mais influente de Platão para a posteridade e a mais importante dentro de sua obra, pois o filósofo criou nas ideias e nos conceitos das coisas a verdadeira essência e o verdadeiro conhecimento possível.

Quais são os conceitos de Platão?

  • Platão, ao longo de sua vida, definiu os conceitos de participação, imitação, forma e ideia, pois viu a necessidade de postular princípios que garantissem a estabilidade dos seres. A passagem 153e-154a do Teeteto é o início de uma crítica na qual Platão visa refutar o relativismo tanto do tipo protagoreano quanto heracliteano.

Por que os pressupostos devem ser verdadeiros?

  • Quanto a utilização de pressupostos, eles devem ser sempre verdadeiros ou aceitos como verdadeiros, pois são os responsáveis por construir as informações consideradas explícitas. Exemplo: “A atividade de radiodifusão deve respeitar as condições pressupostas na atribuição do alvará para o seu exercício”.

Quem é Platão e Aristóteles?

  • Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica.

Postagens relacionadas: