adplus-dvertising

O que Platão e Aristóteles pensavam sobre a democracia?

Índice

O que Platão e Aristóteles pensavam sobre a democracia?

O que Platão e Aristóteles pensavam sobre a democracia?

A conclusão apresentada pelo autor, com base em três obras de Platão (A República, O Político e Das Leis), é que o filósofo grego considerava três formas de governo corrompidas a três ideais, ou seja, a monarquia, a aristocracia e a (boa) democracia, nesta ordem de preferência, são as formas adequadas, enquanto que a ( ...

Quem deve governar para Platão?

Entende-se, na lógica de Platão, a cidade justa deve ser governada e administrada pelos filósofos e pelos homens da ciência. Cada classe cumprirá sua função para o bem da polis.

Qual a diferença da atividade política que se pode estabelecer entre Aristóteles e Platão?

Para o filósofo, os governos devem governar em vista do que é justo, de interesse geral, o bem comum. Segundo Aristóteles existem três formas de governo puras. ... O real para Platão é a ideia; o real para Aristóteles é a realidade sensível.

Qual é a relação entre a filosofia de Sócrates e a democracia?

A lealdade de Sócrates para com sua polis explica o cumprimento exemplar de suas obrigações militares e seu respeito incondicional às leis e instituições atenienses. ... Essa postura do filósofo de Atenas é tomada por alguns comentadores como evidência de que Sócrates era um democrata.

Postagens relacionadas: