O que Martim fez depois da morte de Iracema *?
Índice
- O que Martim fez depois da morte de Iracema *?
- Qual o fim de Iracema?
- O que a fuga de Iracema provocou?
- Qual é o segredo de Iracema?
- Qual a relação entre Martim e Iracema?
- Quais são as metáforas de Iracema e Martim?
- Qual é a união entre Marte e Iracema?
- Como pode ser interpretado o relacionamento entre Iracema e Martim?
O que Martim fez depois da morte de Iracema *?
Martim decide então construir uma cabana na praia cearense onde passa a viver com Iracema. Pouco tempo depois, ela engravida e esse filho é mais uma amarra para Martim, que sonha com sua terra natal mas não tem coragem de abandonar a mulher e o filho, da mesma forma que não pode leva-los para a Europa.
Qual o fim de Iracema?
Ela recebe a visita de seu irmão Caubi, que conhece seu sobrinho. Contudo, cheia de tristeza e saudade de Martim, Iracema para de produzir leite e não consegue mais amamentar seu filho. Quando Martim retorna da guerra, conhece seu filho, que é chamado de Moacir. Logo em seguida, Iracema morre em profunda solidão.
O que a fuga de Iracema provocou?
Na espera para o dia da festa, Iracema e Martim ficaram juntos e Tupã perdeu sua virgem. Chegado o dia da fuga, Iracema os acompanhou, mas quando já estavam fora das terras dos tabajaras a índia declarou que não podia se separar do estrangeiro e seguir com ele.
Qual é o segredo de Iracema?
Iracema: índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos).
Qual a relação entre Martim e Iracema?
- A relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira. Ainda menino, Alencar fez uma viagem pelo sertão.
Quais são as metáforas de Iracema e Martim?
- Metáforas e comparações ressaltam as paradisíacas terras brasileiras. Iracema representa a indígena submissa à cultura europeia, e seu nome é um anagrama para América. Martim, por sua vez, representa o guerreiro colonizador e conquistador. Seu nome é associado a Marte, o deus greco-romano da guerra.
Qual é a união entre Marte e Iracema?
- Seu nome é associado a Marte, o deus greco-romano da guerra. A união entre os dois representa a lenda da criação do Ceará, pois Iracema foi enterrada à sombra de um coqueiro em que a jandaia, sua ave de estimação, cantava em lamento à sua morte.
Como pode ser interpretado o relacionamento entre Iracema e Martim?
- O relacionamento amoroso entre Iracema e Martim pode ser interpretado, simbolicamente, como metáfora, como alegoria representativa do cruzamento das raças indígena e branca, ou seja, o nativo e o europeu colonizador.