Como se dá o processo de conhecimento para Kant?
Como se dá o processo de conhecimento para Kant?
Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito:
- A sensibilidade, por meio da qual os objetos são dados na intuição.
- O entendimento, por meio do qual os objetos são pensados nos conceitos. Vejamos o que ele quer dizer com isso, começando pela intuição.
O que é conhecimento transcendental?
O termo filosofia transcendental inclui filosofias, sistemas e abordagens que descrevem as estruturas básicas do ser, não uma ontologia (teoria do ser), mas o quadro da emergência e validação do conhecimento sobre o ser. ... do conhecimento, isto é, a forma do conhecimento.
Qual o pensamento de Kant?
- O pensamento de Kant, de que haveria uma realidade distinta dos sentidos, que é inacessível (ou de difícil acesso) para nós, tem vários pontos em comum com pensamentos de outras tradições filosóficas, como o pensamento budista.
Qual é o fenômeno de Kant?
- Tudo o que conhecemos não é a realidade, mas o que Kant chama de fenômeno, isto é, o objeto na medida em que ele é apresentado, organizado e entendido pelo pensamento. A realidade em si não está condicionada ao sujeito – por isso, é impossível conhecê-la. O filósofo prussiano, com isso, mostra-nos os limites da razão.
Qual a origem da teoria de Kant?
- Dessa forma, Kant originou o "Criticismo", teoria voltada para o estudo dos limites metafísicos, éticos e religiosos da razão humana. De acordo com o filósofo alemão, o conhecimento tem origem em juízos universais, mas também possui influência da sensibilidade. A partir da teoria de Kant, os objetos são alvo de sensações que geram impressões.
Quando começou a produção de Kant?
- Nos cerca de vinte anos seguintes, até a morte em 1804, a produção de Kant foi incessante.