O que é intertextualidade e exemplos?
Índice
- O que é intertextualidade e exemplos?
- Qual é o conceito de intertextualidade?
- Como identificar a intertextualidade?
- O que vem a ser um intertexto e intertextualidade?
- Qual a diferença entre textualidade e intertextualidade?
- São processos de intertextualidade?
- Onde a intertextualidade pode ser feita?
- Qual é a hipertextualidade?
- Quando a intertextualidade é explícita?
- Como é a intertextualidade no ENEM?

O que é intertextualidade e exemplos?
Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. ... Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, conotação, versão, plágio, tradução, matitê e paródia.
Qual é o conceito de intertextualidade?
Referência explícita ou implícita que um texto faz de outro pré-existente. Intertextualidade é o nome dado à relação que é feita quando em um texto é citado outro texto que já existe. Esse fenômeno se trata do "diálogo" de um texto com um ou mais textos, que podem ser verbais, não-verbais ou mistos.
Como identificar a intertextualidade?
A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.
O que vem a ser um intertexto e intertextualidade?
A intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecer explicitamente diante do leitor ou estar em uma camada subentendida, nos mais diferentes gêneros textuais. A Citação é um fragmento transcrito de outro autor, inserido no texto entre aspas. ...
Qual a diferença entre textualidade e intertextualidade?
Produzir um texto coerente é construí-lo de modo que pareça aos outros coerente. Já a coesão é o inter-relacionamento entre os elementos linguísticos do texto. ... Outro fator decisivo na construção da textualidade é a intertextualidade – a relação de um texto com tantos outros que povoam a vida social.
São processos de intertextualidade?
A intertextualidade consiste na influência e na relação que um texto exerce sobre outro. Esse processo ocorre durante a produção de um texto, onde o autor coloca, na estrutura de sua produção, referências explícitas ou implícitas de outra obra.
Onde a intertextualidade pode ser feita?
- Onde a intertextualidade pode ser feita? A intertextualidade pode ser verificada em textos, livros, trabalhos acadêmicos, músicas, propagandas publicitárias, artes plásticas, dança, entre outras manifestações. Como é a intertextualidade no Enem?
Qual é a hipertextualidade?
- O hipertexto é a inserção de um texto dentro de outro. Ele origina uma rede de informações não linear e interativa. O exemplo mais comum de hipertextualidade são os links inseridos nos textos on-line. Eles possibilitam o acesso a novas produções textuais e informações, dando origem a um tipo de leitura diferenciado.
Quando a intertextualidade é explícita?
- A intertextualidade é explícita quando a referência ao texto-fonte é clara e de fácil percepção, não sendo necessários conhecimentos prévios específicos por parte do leitor. A intertextualidade implícita é menos evidente, não é tão fácil identificá-la e exige do leitor conhecimentos prévios.
Como é a intertextualidade no ENEM?
- Como é a intertextualidade no Enem? No Enem a intertextualidade se dá por meio das múltiplas relações entre as matérias. Numa questão de história pode estar envolvido algum conteúdo de artes e de matemática. Em questões de física e química estão envolvidas as questões do cotidiano e menções a obras literárias.