Como Freud descobriu o inconsciente?
Índice
- Como Freud descobriu o inconsciente?
- Quais as descobertas iniciais de Freud?
- Qual o valor atribuído por Freud ao inconsciente?
- Quem foi Freud na história?
- Quando surge o inconsciente?
- Qual a relevância deste trabalho sobre Freud e o inconsciente?
- Como Freud deparou com o termo “inconsciente”?
- Como Freud criou o conceito da psicanálise?

Como Freud descobriu o inconsciente?
O procedimento se dava, em linhas gerais, da seguinte forma: o médico hipnotizava o doente, deixando-o numa espécie de estado sonambúlico. Durante esse estado, o médico dizia ao paciente que ele não possuía o sintoma do qual se queixava. Ao restabelecer-se do estado hipnótico o paciente não mais apresentava o sintoma.
Quais as descobertas iniciais de Freud?
Freud inicia sua caminhada pela psicologia a partir da descoberta da hipnose, juntamente com Dr Breuer, visando a cura de pacientes histéricas, inicialmente achava-se que apenas mulheres sofriam deste mal, porém mais tarde descobre-se que homens também manifestam a doença.
Qual o valor atribuído por Freud ao inconsciente?
O que é Inconsciente Freudiano Para ele, o inconsciente seria como a caixa-preta do indivíduo. Ela não seria a parte mais profunda da consciência, nem a que possui menos lógica, mas uma outra estrutura que se distingue da consciência.
Quem foi Freud na história?
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea. Sigmund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao Império Austríaco, no dia .
Quando surge o inconsciente?
Em outras palavras, o objetivo é traçar o percurso histórico que conduziu Freud à descoberta fundamental da psicanálise – o inconsciente –, partindo do período dos “Estudos sobre a Histeria” (Freud, 1980/1893-1895) até alcançar os seus desenvolvimentos subseqüentes.
Qual a relevância deste trabalho sobre Freud e o inconsciente?
- Pretende-se, por fim, demonstrar que, apesar de não descrito pelo método científico tradicional, o inconsciente é irrefutável. A relevância deste trabalho sobre Freud e o inconsciente recai no fato que todo movimento humano não deixa de prescindir das forças “ocultas” do inconsciente.
Como Freud deparou com o termo “inconsciente”?
- Freud deparou-se com situações onde começou a perceber um estado psíquico “inconsciente” logo cedo em sua trajetória de estudioso da psique. Segundo Garcia-Roza, “o termo ‘Inconsciente’, quando empregado antes de Freud, o era de forma puramente adjetiva para designar aquilo que não era consciente.
Como Freud criou o conceito da psicanálise?
- Assim, Freud, o chamado “Pai da Psicanálise”, não criou o conceito. Ele (o Inconsciente) sempre esteve lá. Podemos com maior acerto dizer que o “descobriu”, como o astrônomo descobre um planeta.