adplus-dvertising

O que Freud fala sobre a infância?

Índice

O que Freud fala sobre a infância?

O que Freud fala sobre a infância?

O bebê humano necessita de ser nutrido, protegido e cuidado pelo adulto. Durante todo esse tempo, as transformações ocorrem em seu corpo e em sua afetividade. O homem que a criança se tornará terá traços de sua infância. Assim sendo, a educação recebida é de suma importância para o desenvolvimento.

O que é uma criança para psicanálise?

A psicanálise infantil, porém, busca tratar a criança como ser dotado da capacidade de constituir sua própria demanda clínica, desde que “promovida a um lugar de sujeito, no desenlace da escuta, da palavra e do brincar”, como ressalta artigo publicado na revista Estilos da Clínica.

O que Freud explica sobre a sexualidade?

Para Freud a sexualidade humana não é em nada instintiva. Ele afirma que o ser humano, desde a infância, busca prazer e satisfação de variadas formas. A busca pelo prazer não se direciona apenas aos órgãos genitais e a reprodução não é seu único objetivo.

Qual a relação feita por Freud entre o infantil e o recalque?

(Freud, 2010/1915). Podemos pensar no infantil como correlativo ao precipitado do recalcado que tenta se expressar via consciência, estando, portanto, referido ao inconsciente.

O quê Piaget fala sobre a infância?

Segundo Piaget, o conceito "criança" designa, pois, pessoas cuja inteligência apresenta características de egocentrismo intenso que se resume na confusão entre significante e significado, entre interno e externo, entre pensamento e matéria.

Qual a importância da psicanálise para o desenvolvimento infantil?

A relação entre psicanálise e educação vem possibilitando, desde que Freud demonstrou seu interesse pela pedagogia, melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente. A premissa fundamental da psicanálise é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente.

Como a psicanálise compreende a criança?

Na psicanálise, infância e infantil estão remetidos a estru- turas conceituais diversas. Enquanto a infância refere-se a um tempo da realidade histórica, o infantil é atemporal e está reme- tido a conceitos como pulsão, recalque e inconsciente.

O que Freud diz sobre psicanálise?

Pressupostos da psicanálise Em resumo, Freud acreditava que as pessoas podiam ser curadas tornando conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes, obtendo assim percepção. O objetivo da terapia psicanalítica é liberar emoções e experiências reprimidas, isto é, conscientizar o inconsciente.

Como foi a infância de Freud?

  • Formou-se em Medicina aos 25 anos e viveu a maior parte de sua vida em Viena, mas foi obrigado a fugir do país, em 1938, por conta do nazismo. Buscou exílio em Londres, vindo a falecer um ano depois (CUNHA, 2002). A obra de Freud, a teoria psicanalítica, é uma teoria da infância e de seu desenvolvimento.

Quais são as fases de desenvolvimento da criança Segundo Freud?

  • As fases de desenvolvimento da criança segundo Freud se dividem em fase oral, fase fálica, fase anal, período de latência e fase genital. Saiba o que cada uma representa e entenda o comportamento do seu filho, lendo este artigo do umComo. Também lhe pode interessar: Como estimular a fala da criança. Índice.

Por que Freud deu ênfase nos seis primeiros anos de vida?

  • Freud, então, deu ênfase nos seis primeiros anos de vida da pessoa por acreditar que os adultos são determinados pelas experiências da infância. E o evento mais importante é o complexo de Édipo, que ocorre na fase fálica.

Quais são os trabalhos de Freud no início do século XX?

  • Os trabalhos de Freud, no início do século XX, são um ponto de partida para o estudo científico da sexualidade humana. É o começo de um caminho teórico e científico na busca da compreensão e da apreensão da sexualidade humana. É uma contribuição importante a constatação, de Freud, da existência da sexualidade ...

Postagens relacionadas: