adplus-dvertising

O que podemos fazer para comprovar experimentalmente a teoria da queda dos corpos de Galileu de que corpos de diferentes massas chegam ao mesmo tempo no chão?

Índice

O que podemos fazer para comprovar experimentalmente a teoria da queda dos corpos de Galileu de que corpos de diferentes massas chegam ao mesmo tempo no chão?

O que podemos fazer para comprovar experimentalmente a teoria da queda dos corpos de Galileu de que corpos de diferentes massas chegam ao mesmo tempo no chão?

Para Galileu, o peso não deveria ter qualquer influência na velocidade de queda. A comprovação seria simples: bastava jogar do alto da torre corpos com diferentes pesos e medir o tempo de queda. Há relatos na literatura de que bolas de 10 gramas e de 1 grama teriam sido lançadas, todas chegando ao solo ao mesmo tempo.

Qual foi a ideia de Aristóteles quanto à queda dos corpos?

Segundo a filosofia de Aristóteles, os corpos caem para chegar ao seu lugar natural, seguindo a premissa natural da Antigüidade, período no qual se consideravam elementos primários a terra, a água, o ar e o fogo.

Quando dois corpos de tamanhos diferentes são abandonados da mesma altura e ao mesmo tempo estes caem ao mesmo tempo no chão qual era a explicação que Galileu Galilei utilizava para esta situação?

Sabendo que o movimento do pêndulo e a queda livre são causados pela ação da gravidade, Galileu disse e comprovou, na Torre de Pisa, que se duas pedras de diferentes massas fossem abandonadas livremente da mesma altura, ambas gastariam o mesmo tempo para alcançar o solo.

Qual das explicações abaixo para a queda de uma pedra foi dada por Aristóteles?

Um corpo mais pesado cai mais rápido que um mais leve e de mesmo formato somente num meio denso como a água, e isto levou Aristóteles a especular que a taxa de queda é proporcional à massa e inversamente proporcional à densidade do meio.

Porque dois objetos de massas diferentes caem ao mesmo tempo?

Com a mesma aceleração, todos os objetos ganham velocidade na mesma proporção. Como ganham velocidades iguais, devem chegar juntos ao solo, se largados ao mesmo tempo, da mesma altura. O experimento consiste em observar a queda de pares de objetos com massas diferentes.

Porque é que corpos com massas diferentes caem ao mesmo tempo?

O movimento de queda livre foi estudado pelo físico italiano Galileu Galilei. De acordo com os seus estudos, Galileu mostrou que corpos em queda livre, mesmo os de massas diferentes, chegariam ao chão ao mesmo tempo, pois estariam sujeitos à mesma aceleração.

Quais grandezas devemos levar em consideração para comprovar que as massas dos corpos não influenciam no seu tempo de queda?

Na queda livre, desconsidera-se o efeito da resistência do ar, por isso, nesse tipo de movimento, o tempo de queda dos objetos não depende de sua massa ou de seu tamanho, mas somente da altura em que foram soltos e do módulo da aceleração da gravidade no local.

Qual o tempo de queda dos dois corpos?

  • I – FALSO – Como é dito no enunciado do exercício, todo o ar foi retirado do ambiente, por isso, o tempo de queda dos dois corpos depende somente da altura em que foram soltos e da gravidade local. II – FALSO - O peso é a medida da força que a Terra exerce sobre os corpos, em razão da sua gravidade.

Será que a afirmativa de Galileu é válida para queda de corpos?

  • É importante deixar claro que a afirmativa de Galileu só é válida para queda de corpos que estão no vácuo, ou seja, livre da resistência do ar ou no ar e com resistência desprezível. Dessa forma, o movimento é denominado queda livre.

Quando existiu o filósofo grego Aristóteles?

  • Por volta de 300 anos antes de Cristo, existiu um filósofo grego chamado Aristóteles que acreditava que se abandonássemos dois corpos de massas diferentes, de uma mesma altura, o corpo mais pesado tocaria o solo primeiro, ou seja, o tempo de queda desses corpos seriam diferentes.

Qual o tempo de queda do exercício na Terra?

  • Aplicando na fórmula os dados que foram fornecidos pelo exercício, encontramos que o tempo de queda para uma altura de 20 m, na Terra, onde a gravidade é de 10 m/s², é de 2 s. A massa do exercício não faz qualquer diferença no cálculo, uma vez que a resistência do ar é desconsiderada, nesse caso.

Postagens relacionadas: