Quando foi escrita Antígona?
Quando foi escrita Antígona?
442 AC Antígona é uma tragedia grega escrita por Sófocles composta por volta de 442 AC. É cronologicamente a terceira peça de uma sequência de três que fala sobre a cidade de Tebas, uma cidade estado grega, antiga aliada de Esparta. Diversos Reis mitológicos governaram Tebas dentre eles: Édipo, Polinice, Eteocles e Creonte.
Qual é a concepção de direito de Antígona?
Antígona desafiou a concepção positivista de norma, invocando regras transcendentais como justificativa para sua atitude de desafio. Sua ação deve ser avaliada num contexto, onde à mulher não era deferido o uso da lei, quando desprovida de direitos, num ambiente de poder masculino, mundo de homens.
Qual é a corrente jurídica defendida por Creonte?
Sobre a lei de rei Creonte existe um sistema legal não escrito que obriga um irmão dar sepultura ao corpo do irmão morto. Se há um conflito entre as leis escritas pelo monarca e as leis não escritas impostas pelos deuses, estas últimas merecem prevalecer.
Qual era a regra para os irmãos governar em Tebas?
Ali, reunindo um exército aliado, Polinice enfrentou o irmão visando ao trono de Tebas. ... Já ao irmão, Etéocles, o rei determinou que fossem dadas tais honrarias fúnebres. Além disso, determinou pena de morte a quem desobedecesse as suas ordens.
Quem foi o autor de Antigonas?
Sófocles Antígona/Autores