adplus-dvertising

O que são os ambientes não escolares?

Índice

O que são os ambientes não escolares?

O que são os ambientes não escolares?

Espaço não-escolar é o espaço educativo fora dos muros da escola, sendo reconhecido nas ONG's, nas associações de bairro, nos grupos culturais e/ou religiosos, no CRAS e nos diversos espaços socioeducativos que surgem a todo momento.

O que são práticas educativas em espaço não escolares?

As práticas educativas se dão na interação com o meio social, político e cultural realizamos atividades que auxiliem o educando a buscar aprender a ter autonomia ao ser, pensar e agir.

Qual é o papel do docente em espaço não escolares?

É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.

Qual a importância dos estágios supervisionados em espaços Não-escolares?

Para Pimenta (2010) os estágios supervisionados têm como finalidade, realizar a integração curricular, além de desenvolver nos alunos as competências necessárias a profissão de Pedagogo, seja na docência, como na gestão, ou ainda em outros ambientes educativos não escolares, que ampliam sua formação profissional, porém ...

Qual o papel do pedagogo em ambientes não escolares?

O papel do pedagogo é de extrema importância em um espaço não-escolar, sendo capacitado para desempenhar uma função de mediador e articulador da aprendizagem em uma organização.

O que diferencia o espaço ligado à educação não escolar?

A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação. Já a educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.

O que é gestão educacional e espaços Não-escolares?

Na prática do gestor no espaço não escolar deverá ser feito uma análise constante do contexto tanto formal quanto não formal, para aliar o conjunto de oportunidades e experiências disponibilizadas ao educando para seu crescimento integral, compreendido como um processo coletivo, discernido em diálogo com todos os ...

Onde ocorre as práticas educativas?

A educação não formal é aquela que se aprende no “mundo da vida”, através dos processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços de ações coletivas. O aprendizado gerado nestes espaços está vinculado a intencionalidades e propostas. Segue-se um roteiro e uma proposta pedagógica.

Quais são os indicadores para o perfil do pedagogo para atuação em espaços Não-escolares?

Indicadores estes, sinalizados tanto nas Diretrizes Curriculares de dezembro de 2005 quanto pelos que atuam em empresas e ONGs, que apresentamos a seguir: flexibilidade em suas ações; conhecimento e experiências relativos à gestão participativa; competência e habilidade na busca de soluções para os impasses enfrentados ...

Quais os desafios do pedagogo em atuar nos espaços Não-escolares?

o grande desafio a que se submete o pedagogo atualmente é, utilizando-se de fundamentos de diversas áreas do conhecimento, elaborar categorias de análise para a apreensão e compreensão de variadas práticas pedagógicas que se desenvolvem em diversos contextos conforme as relações sociais de nossa época.

Qual é o espaço não-escolar?

  • Espaços não-escolares são espaços onde existem o processo educativo diferentemente do modelo formal de educação, que acontece na escola. Espaço não-escolar é o espaço educativo fora dos muros da escola, sendo reconhecido nas ONG’s, nas associações de bairro, nos grupos culturais e/ou religiosos, no CRAS e nos diversos espaços ...

Qual a preocupação com os espaços escolares?

  • Quando tratamos dos espaços escolares, a preocupação é a mesma. O espaço revela a concepção de ensino e aprendizagem da escola, mostra o perfil de quem a frequenta, porque os espaços se tornam ambientes à medida que as interações e ações vão acontecendo. Um ambiente é um sistema vivo, em transformação.

Por que a educação em espaços escolares ainda é pouco percebida?

  • A educação em espaços não escolares ainda é pouco percebida, e o caráter social de sua ação me despertou para a investigação do seu desenvolvimento num Centro de Referência em Assistência Social – CRAS -, onde foi realizado um estágio obrigatório ao Curso de Bacharelado em Serviço Social e onde tive o primeiro contato com essa vertente pedagógica.

Como melhorar a organização dos espaços escolares?

  • Esse conjunto de ações aprimora a convivência, a interação e a harmonia entre toda a comunidade escolar. As orientações contidas no presente documento ajudam a tornar os olhares e as ações mais aguçadas e criteriosas, com vistas a melhorar continuamente a concepção de organização dos espaços escolares.

Postagens relacionadas: