adplus-dvertising

Qual é o certo fui eu ou foi eu?

Índice

Qual é o certo fui eu ou foi eu?

Qual é o certo fui eu ou foi eu?

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

Sou eu mesma quem faço?

Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'. Ex: 'sou eu que pago' ou 'sou eu quem pago'.

Qual é o correto eu quem fiz ou eu que fiz?

Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.

Foi o fora?

O uso da forma verbal “fora”, nesse caso, está indevido (a forma adequada seria “foi”).

É certo dizer eu mesma?

Ela mesmo? ou Ela mesma arrumou a sala? Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.

É correto falar mim mesma?

O correto é o uso de “eu mesma” para quando a narradora for uma mulher e “eu mesmo” para quando o narrador for um homem. Isso porque, a palavra mesmo é um adjetivo, porém, neste caso possui sentido próprio e deve sofrer flexão de gênero.

Qual a diferença entre ela mesma e ela mesma?

  • “Ela mesmo” ou “ela mesma”? Em língua portuguesa, a palavra “mesmo” é um adjetivo, mas pode também ter função de advérbio. A primeira categoria apresenta variações de gênero e número, enquanto a segunda é invariável. Veja exemplos: Ela mesma trocou a lâmpada. Eles mesmos trocaram a lâmpada.

Qual a forma correta de escrever fui eu?

  • A forma correta de escrita é fui eu de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a flexão “fui”. Fui é referente à primeira pessoa do singular « eu » (predicativo do sujeito) e neste exemplo ao pretérito perfeito do indicativo do verbo ser. Vim dizer-te que não fui eu.

Qual é o significado da palavra mesmo?

  • A palavra mesmo é uma das mais comuns palavras da língua portuguesa, além de que, possui diversos significados (dependendo da frase em que está inserida). Desta forma, é comum utilizar “mesmo” com função de pronome, substantivo, adjetivo, advérbio e conjunção. Contudo, vale lembrar que a palavra mesmo não pode substituir um pronome pessoal.

Postagens relacionadas: