Foi você que pediu ou foi você quem pediu?

Foi você que pediu ou foi você quem pediu?
Regra geral, com o pronome relativo quem, o verbo deverá ser escrito na 3. ª pessoa do singular. Fui eu quem pediu autorização ao diretor. Foi ela quem pediu autorização ao diretor.
Foi ela que ou foi ela quem?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Quem sofreu fui eu ou foi eu?
A forma correta é fui eu. A expressão foi eu está errada. Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1.
De quem são ou de quem é?
A questão é a concordância verbal: nestes casos, ela se faz com o predicativo. Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. ... O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
Como usar de quem?
O emprego do pronome relativo “quem” foi fundamental para a coesão, evitando assim a repetição das palavras “esposa” e “amigo”. Observe também que ele sempre será precedido de uma preposição – a, com, de, por, etc. –, inclusive quando exercer função de objeto direto.