Vai à tarde ou vai à tarde?

Vai à tarde ou vai à tarde?
A resposta é negativa. Ocorre a crase quando dois "as" se encontram. Nos versos transcritos acima, ocorre apenas o artigo "a", pois "a tarde" é o sujeito da forma verbal "caía", ou seja, é a ela que se refere a ação de "cair".
Como se escreve vou à tarde?
A tarde é a simples sequência do artigo definido a com o substantivo tarde. É importante não confundir com a expressão à tarde, cujo primeiro termo (à) é formado pela contração da preposição a com o artigo definido a. Usamos à tarde quando queremos indicar que determinado evento ocorre nesse período do dia.
Quando usar à noite?
À noite indica um período do dia, isto é um período que pertence a uma parte do dia... É um adjunto adverbial de tempo. À noite é sempre frio aqui na cidade. A noite, sem o acento indicativo de crase, indica um elemento do dia.
Por que a crase não é corrigida?
- # Em locuções adverbiais formadas por palavras repetidas, não há ocorrência da crase. Ela ficou frente a frente com o agressor. # Antes de vocábulos masculinos. As produções escritas a lápis não serão corrigidas. Esta caneta pertence a Pedro. # Antes de verbos no infinitivo. Ele estava a cantar quando seu pai apareceu repentinamente.
Por que a crase é necessária?
- Assim, a crase só é necessária quando temos o encontro da preposição a com outros termos específicos. Ou seja: o artigo definido “a/as”, os pronomes demonstrativos “aquilo/aquela (s)/aquele (s)”, e o pronome relativo “a qual/as quais”. É aí que aplicamos o acento grave para marcar a presença da crase na frase.
Será que a crase está confirmada?
- Caso ocorra a combinação a+o (s), a crase está confirmada. Exemplos: As informações foram solicitadas à diretora. As informações foram solicitadas ao diretor. b) No caso de nomes próprios geográficos, substitui-se o verbo da frase pelo verbo voltar. Caso resulte na expressão “voltar da”, há a confirmação da crase.
Como desvendou o mistério da crase?
- Já desvendou o mistério: a crase existe! A homenagem foi feita à professora. A homenagem foi feita ao professor. * Antes de nomes geográficos. Constate alguns exemplos: Iremos à Bahia. Nesse caso, uma boa dica é você substituir o verbo da frase por “voltar”. Caso o resultado seja “voltar da”, a crase é necessária.