Quando entra em vigor a nova margem do consignado?
Índice

Quando entra em vigor a nova margem do consignado?
Ouça em voz altaPausarApós ser aprovada na Câmara e no Senado, a nova margem consignável de 2021 transformou-se em lei no dia 31/03. De acordo com a legislação aprovada, até 31 de dezembro de 2021 a margem consignável será de 40% do salário ou benefício. Destes 40%, 5% são destinados exclusivamente para o cartão de crédito consignado.
Será que o Senado suspende o pagamento de empréstimos consignados?
- O texto, de autoria do senador Otto Alencar (PSD-BA), teve votação polêmica no Senado. O relator do projeto, Senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), argumentou que a suspensão dos pagamentos poderia trazer insegurança jurídica para as empresas. Leia também: Senado APROVA suspensão de cobrança de Empréstimos Consignados
Quem pode aderir ao empréstimo consignado?
- Quem pode aderir a suspensão do Empréstimo Consignado? Na atual redação do PL, a suspensão do empréstimo consignado vale para: Empregados de empresas privadas. A suspensão do empréstimo consignado busca atender necessidades importantes dos contratantes frente à crise sanitária.
Como o Senado aprova a suspensão de cobrança de empréstimos consignados Guimarães?
- Leia também: Senado APROVA suspensão de cobrança de Empréstimos Consignados Guimarães, no entanto, foi voto vencido e, um destaque do Senador Weverton (PDT-MA) foi aprovado, restabelecendo o texto original e contemplando também Servidores Públicos e Trabalhadores do setor privado.
Qual a isenção da cobrança do empréstimo consignado?
- A isenção da cobrança do empréstimo consignado não deve aumentar a margem consignável disponível, necessária para liberar novos empréstimos. Com isso, Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos só poderão utilizar essa margem, que ficará bloqueada, após o encerramento do período adicional ou se fizer a quitação antecipada.