adplus-dvertising

O que foi a Revolta dos Malês?

Índice

O que foi a Revolta dos Malês?

O que foi a Revolta dos Malês?

A Revolta dos Malês. Durante as primeiras décadas do século XIX várias rebeliões de escravos explodiram na província da Bahia. A mais importante delas foi a dos Malês, uma rebelião de caráter racial, contra a escravidão e a imposição da religião católica, que ocorreu em Salvador, em janeiro de 1835.

Quanto tempo demorou a Revolta dos Malês?

180 anos O motim ocorreu na cidade de Salvador – BA, entre os dias 24 e 25 de janeiro de 1835 (no fim do mês sagrado do Ramadã), há exatos 180 anos.

Qual foi a duração da Revolta dos Malês?

A Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, foi o maior levante de escravizados da história do Brasil. Os malês eram negros de origem islâmica, que organizaram o levante.

Onde e por que ocorreu a rebelião dos Malês e como terminou?

A Revolta dos Malês foi uma revolta de escravos que aconteceu na cidade de Salvador, na Bahia, em 1835. Essa foi a maior revolta de escravos da história do Brasil e mobilizou cerca de 600 escravos que marcharam nas ruas de Salvador convocando outros escravos a se rebelarem contra a escravidão.

Quais eram os principais objetivos da Revolta dos Malês?

  • Principais causas e objetivos da Revolta dos Malês Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos.

Quem foi o idealizador da Revolta dos Malês?

  • - Maulama Aruna - espécie de líder religioso do movimento. - Manuel Calafate - foi um dos idealizadores da revolta. Maulama Aruna: um dos principais líderes da Revolta dos Malês. De acordo com o plano, os revoltosos sairiam do bairro de Vitória (Salvador) e se reuniriam com outros malês vindos de outras regiões da cidade.

Como foi a Revolta dos Malês na Bahia?

  • O acontecimento da Revolta dos Malês aumentou consideravelmente a repressão sobre os escravos africanos na Bahia nos anos seguintes. Essa repressão afetou tanto escravos como libertos e existem estudos que afirmam que dos 5 mil libertos que habitavam em Salvador cerca de 20% foi forçada a retornar para a África |5|.

Por que foi uma revolta?

  • Foi uma revolta que se destacou no período por ter motivação religiosa, tendo sido levada a cabo por escravos de religião islâmica, os chamados malês, que diferiam dos escravos tradicionalmente trazidos ao Brasil, que possuíam muitas vezes, diferentes religiões próprias.

Postagens relacionadas: