Quais os riscos de tomar antidepressivos?
Índice
- Quais os riscos de tomar antidepressivos?
- Qual a sensação de quem toma antidepressivo?
- O que acontece se uma pessoa tomar antidepressivo sem necessidade?
- O que fazer quando o antidepressivo faz mal?
- Qual o antidepressivo menos prejudicial?
- Quando o remédio para depressão pode fazer mal?
- O que corta o efeito de um antidepressivo?
- Quando o antidepressivo faz efeito?
- O que acontece se tomar 2 antidepressivos?
- O que acontece se tomar antidepressivo por muito tempo?
- Como parar de tomar antidepressivos?
- Qual a dose de um antidepressivo?
- Como as pessoas respondem aos antidepressivos?
- Qual o efeito terapêutico do antidepressivo?

Quais os riscos de tomar antidepressivos?
O que se sabe é que, como qualquer outro medicamento, o uso de antidepressivos vem com um preço: podem causar entorpecimento emocional, problemas sexuais (falta de libido ou disfunção erétil) e ganho de peso.
Qual a sensação de quem toma antidepressivo?
"Eles proporcionam a sensação de bem estar que se convencionou chamar de felicidade", conclui. Moreno complementa: "os medicamentos antidepressivos funcionam em pessoas com doenças psiquiátricas. Não melhoram o humor ou tornam indivíduos normais mais felizes".
O que acontece se uma pessoa tomar antidepressivo sem necessidade?
Antidepressivo não causa depressão em ninguém (somente em raríssimos casos na teoria). Os antidepressivos podem conter substâncias com efeitos ansiolíticos, isto é, que reduzem a ansiedade.
O que fazer quando o antidepressivo faz mal?
No caso de antidepressivos e ansiolíticos, seguir o acompanhamento e visitas de rotina. Sempre que perceber que a medicação está provocando outros sintomas, também falar com o médico que prescreveu.
Qual o antidepressivo menos prejudicial?
Os ISRS, considerados de última geração, possuem efeitos colaterais menos pronunciados e têm ação mais direcionada na serotonina. Exemplos incluem a fluoxetina, sertralina, paroxetina, citalopram e escitalopram. Os ISRSN, também de última geração, além de menos efeitos colaterais, agem na serotonina e noradrenalina.
Quando o remédio para depressão pode fazer mal?
Uma interrupção súbita do tratamento pode resultar em sintomas piores, por exemplo problemas digestivos (náuseas, diarreia), perturbações do sono (pesadelos, insónias), dores de cabeça, tonturas e, por vezes, sensação de choques elétricos.
O que corta o efeito de um antidepressivo?
Queijos, vinho, embutidos, conservas e outros alimentos fermentados contêm tiramina, substância que pode reagir com antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) potencializando a absorção da droga pelo organismo e causando aumento súbito da pressão arterial e enxaqueca.
Quando o antidepressivo faz efeito?
Em geral, a acção terapêutica dos antidepressivos é relativamente lenta. Depois de iniciada a toma do medicamento. Com a dose correcta, deve-se esperar o começo da melhoria dos sintomas de depressão ao fim de cerca de 15 dias, mas a recuperação pode tardar um mês.
O que acontece se tomar 2 antidepressivos?
Possui uma grande margem de segurança em caso de superdosagens, entretanto alguns sintomas adversos frequentemente podem ocorrer: vômitos, alteração na pressão arterial, taquicardia, grande ansiedade, contrações musculares involuntárias e alterações no eletrocardiograma. Em situações extremas pode ocorrer coma e morte.
O que acontece se tomar antidepressivo por muito tempo?
Entre eles, há o ganho ou perda de peso não intencional, os problemas para dormir, reações agitadas ou lentas demais, notadas pelos outros, fadiga e pouca energia, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva, dificuldade de concentração e pensamentos recorrentes de morte.
Como parar de tomar antidepressivos?
- Parar de tomar antidepressivos: perigo! Uma vez que uma pessoa começa a tomar antidepressivos, é importante não parar de tomá-los sem a ajuda de um médico. Às vezes, as pessoas que tomam antidepressivos se sentem melhor e para, de tomar a medicação muito cedo, e a depressão pode retornar.
Qual a dose de um antidepressivo?
- "A mesma dose de um antidepressivo pode ter efeitos diversos em diferentes pessoas, como ocorre com qualquer medicamento", afirma o professor de psiquiatria Marcelo. Por isso, a prescrição desse medicamento, mesmo que para problemas similares, deve ser individualizada.
Como as pessoas respondem aos antidepressivos?
- Como as pessoas respondem aos antidepressivos? Todas as medicações antidepressivas funcionam bem para melhorar os sintomas de depressão e para impedir que os sintomas de depressão voltem. Por razões ainda não bem compreendidas, algumas pessoas respondem melhor a alguns medicamentos antidepressivos do que a outros.
Qual o efeito terapêutico do antidepressivo?
- O efeito terapêutico do antidepressivo aparece mais claramente em depressões graves, de acordo com o especialista. Assim como o diabetes e outras doenças crônicas, a depressão não tem cura, mas pode ser controlada.