adplus-dvertising

Estou a caminho de ou para?

Índice

Estou a caminho de ou para?

Estou a caminho de ou para?

Relativamente à primeira frase, a norma aconselha a locução «a caminho de», pelo que deverá ser registado «Estou a caminho da escola.» Significa que alguém se dirige para a escola, a pé ou em qualquer transporte. O verbo caminhar rege a preposição para*, sendo, assim, correto dizer-se: «caminhar para a escola».

Tem crase antes de semana?

Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”. A ausência do acento indicador de crase ocorre em virtude da correlação de elementos sem determinante.

Tem crase antes de datas?

Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase. A mesma explicação cabe para o exemplo “DE 12 A 15 DE SETEMBRO”.

Por que a crase é necessária?

  • Assim, a crase só é necessária quando temos o encontro da preposição a com outros termos específicos. Ou seja: o artigo definido “a/as”, os pronomes demonstrativos “aquilo/aquela (s)/aquele (s)”, e o pronome relativo “a qual/as quais”. É aí que aplicamos o acento grave para marcar a presença da crase na frase.

Qual a origem da palavra crase?

  • A palavra crase tem origem na Grécia e significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a ou com o a do início dos pronomes demonstrativos aquele (s), aquela (s) e aquilo.

Por que o uso da crase é polêmico?

  • Isso mesmo, o uso da crase na expressão é tão polêmico que gera desacordo mesmo entre os estudiosos da língua portuguesa. Em linhas gerais, os gramáticos menos tradicionais defendem o uso da crase todas as vezes que a expressão aparece, justamente para evitar ambiguidades na interpretação.

Como a crase é empregada no Brasil?

  • É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”. Veja: Exemplos: Sairei às duas horas da tarde. À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.

Postagens relacionadas: